GSM à velocidade do comboio

A Siemens anunciou mais um contrato para equipar a linha de comboio na Finlândia, crescendo o interesse no sistema GSM-Railway.

O GSM-R é um sistema de comunicações que serve não só para controlo do tráfego ferroviário, assim como de base para aplicações de engenharia e até para as chamadas entre os trabalhadores da rede e das estações de caminhos-de-ferro. O sistema assegura uma melhor e maior fluência do tráfego ferroviário e a Siemens foi a eleita para implementar o sistema completo do GSM-R de toda a rede finlandesa (são mais de cinco mil quilómetros de linhas), garantindo também a manutenção da infra-estrutura por um período de 15 anos. A instalação da infra-estrutura terá de estar pronta até ao final de 2006, segundo consta do contrato de adjudicação.

O fabricante alemão também já assegurou acordos idênticos com as empresas de comboios de Espanha, Suécia, Itália, Reino Unido, Holanda, Suiça e Bélgica.

O GSM-R foi desenvolvido a partir de um projecto fundado pela União Europeia e no qual a Siemens esteve envolvida desde o início como um dos mais importantes intervenientes. O objectivo do projecto era desenvolver um sistema de controlo uniformizado de rádio digital para o tráfego ferroviário para toda a Europa. Com plataforma de voz e dados, o GSM-R é, naturalmente, baseado no GSM e no sistema de controlo de tráfego (ETCS – Electronic Train Control System).