GSM de S. Paulo terá novo concurso

A Anatel vai levar de novo a concurso uma licença para a telefonia móvel paulista.

A situação deriva do facto da empresas Claro e Telemig Celular – únicas interessadas em participar no concurso público para o que resta do SMP (Serviço Móvel Pessoal), marcado para o próximo dia 21 – apresentaram propostas apenas para Minas Gerais. Ou seja, as licenças para São Paulo e seis Estados do Nordeste (Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte) ficaram sem pretendentes.

Segundo fonte oficial, a Telemar e a Brasil Telecom tentaram formar um consórcio para concorrer à licença de São Paulo. A Telemar tinha mesmo pedido uma nova prorrogação do concurso, o que foi negado pela Anatel. E, com isso, as empresas ficaram de fora da licitação.

Entretanto, a Anatel diz ter sido contactada por operadoras internacionais, designadamente duas empresas indianas que estão interessadas na licença. Mas vai ser feito um «roadshow» e poderão ser aproveitadas as viagens do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para atrair investidores.

A Anatel considera que que há espaço para uma nova operadora em São Paulo, pois o mercado ainda apresenta uma baixa densidade – 35 telemóveis por cada 100 habitantes – quandou noutras grandes capitais de estado o número sobe acima dos 50%.