Skip to main content

GSM faz de rede ao UMTS

A Nokia forneceu à TeliaSonera tecnologia que mantém qualidade na rede de terceira geração.

Em comunicado, a Nokia assinala que fez uma actualização da rede GSM (de segunda geração) com a tecnologia GPRS/EDGE, que permite transmissão de dados em banda larga com velocidades próximas das obtidas pelas redes de terceira geração (UMTS). Esta actualização evita a queda de comunicações que estão a ser feitas através da rede de terceira geração quando deixa de haver cobertura UMTS, por via da transição sem interrupções para o GPRS/EDGE, instalado sobre a rede GSM, um serviço que o operador finlandês comercializa pela primeira vez no mundo.

A Nokia considera que a transição sem quebras de chamadas do WCDMA (ou UMTS) para a tecnologia GPRS/EDGE, mantendo a qualidade e velocidade da transmissão, é crucial para o êxito da introdução da tecnologia de terceira geração de comunicações móveis, garantindo a qualidade dos serviços prestados aos clientes.

Na generalidade dos países europeus, a rede GSM, de segunda geração móvel, tem uma cobertura de quase todo o território, enquanto a recém lançada terceira geração UMTS tem ainda uma cobertura reduzida, tanto mais que exige um maior número de estações de base para oferecer uma cobertura idêntica à do GSM.

A actualização da rede de GSM da TeliaSonera Finland foi efectuada pela Nokia e o sistema de «handover» (transição entre duas tecnologias distintas sem quebra de chamadas) foi conseguido com um terminal Nokia 6630, o primeiro com capacidade para a transição entre WCDMA e EDGE.

Pasi Mehtonen, vice-presidente da TeliaSonera Finland, salientou que a introdução desta tecnologia significa que os clientes da rede UMTS do operador podem beneficiar de serviços de qualidade semelhante aos da terceira geração móvel quando aquela rede deixa de estar disponível, através da tecnologia EDGE sobre a rede GSM.