A ciberssegurança é um tema levado muito a sério nos dias de hoje. Abrangidos pela lei de qualquer país, os ataques informáticos são uma séria ameaça à segurança de qualquer instituição, dada a crescente informatização de conhecimento.
Seja por dinheiro ou apenas para ganhar informações que de outra forma não seria possível, os hackers acedem a informações priveligiadas de forma ilícita, obrigando as instituições a investir cada vez mais em funcionalidades e plataformas de segurança mais avançadas. E que tal uma empresa ver-se obrigada a gastar milhões em medidas de segurança devido ao atrevimento de um rapaz de 17 anos?
Isso mesmo, Julius Kivimaki tem 17 anos, é finlandês e é acusado de perpetrar mais de 50 mil crimes informáticos. Mais conhecido por “Zeekill”, Julius foi a tribunal responder por cerca de 50.700 ataques informáticos diferentes a diversas entidades, entre as quais o famoso MIT e a Universidade de Harvard.
Numa declaração proveniente do tribunal, foi afirmado que o veredicto «teve em consideração a idade do réu, a falta de capacidade para perceber os danos dos seus crimes e o facto de ter estado preso durante perto de 30 dias no decorrer das investigações, ocorridas previamente ao julgamento».
De acordo com a BBC, o jovem Julius escapou ao encarceramento devido à tenra idade, contudo, foi obrigado a pagar uma multa no valor de 6.588€.
