Hacker que divulgou fotos de Scarlett Johansson nua apanha 10 anos de prisão
Hacker que divulgou fotos de Scarlett Johansson nua e invadiu e-mail de Christina Aguilera foi condenado a 10 anos de prisão.
- Vera Monteiro
- 18/12/2012
- Internet, Tecnologia
Cristopher Chaney, ou o pirata informático que violou as contas de correio electrónico de celebridades como a actriz Scarlett Johansson, – ao divulgar fotgrafias de nudez – foi condenado por um tribunal dos Estados Unidos a 10 anos de prisão.
A sentença obriga também Christopher Chaney, da Flórida, a pagar um total de 76 mil dólares (pouco mais de 50 mil euros) a Johansson, à cantora Christina Aguilera e à actriz e cantora Renee Olstead, que estäo entre as dezenas de pessoas cujas contas foram violadas.
Chaney declarou-se culpado em Março passado para conseguir um acordo com a acusação. Se tivesse sido condenado por todas as 26 infrações pelas quais foi acusado poderia ter sido condenado a 121 anos de prisão.
Apesar de se ter confessado arrependido pelos seus actos, Chaney terá alegadamente continuado a perseguir a actriz e a cantora mesmo após lhe ter sido confiscado o computador – o que levou o juíz responsável pelo caso a condená-lo de forma relativamente pesada face à acusação em que se constitui arguido.
O juíz, ainda assim, considera que os 10 anos de prisão podem vir a ser revistos caso considere que não é tempo suficiente para [que] o acusado consiga controlar o seu comportamento,m citando o Expresso. Para o magistrado a conduta de Chaney revelou, como escreve a agência Lusa, desrespeito e insensibilidade para com as vítimas, especialmente duas mulheres que perseguiu durante mais de dez anos.
É um facto que os crimes informáticos estão cada vez mais a ser perseguidos e punidos pelas autoridades norte-americanas. As questões que ficam são: será a pena demasiado leve, adequada ou demasiado pesada para as acusações em questão? Na vossa opinião, acham que 10 anos de prisão por estes actos são uma pena adequada face ao crime cometido? Como acham que seria julgado o acusado se fosse em Portugal? Deixem-nos o vosso feedback!