Skip to main content

HSCSD versus GPRS. Preços e condições. Dicas para escolher.

Panorama actual para os três operadores nacionais.

Em Portugal a escolha entre HSCSD e GPRS está bastante simplificada. Na realidade, os três operadores oferecem serviços de GPRS mas apenas um, a Vodafone, suporta o HSCSD. Trata-se, portanto, e sobretudo, de uma questão de preços. O Telemóveis.com contactou as três operadoras para apurar os detalhes. Eis as informações que nos foram prestadas.

TMN

A operadora para as redes móveis da Portugal Telecom oferece serviços de GPRS em duas modalidades: GPRS Base e GPRS Mega.

No GPRS base não há lugar à cobrança de assinatura. O WAP em GPRS é cobrado a 0.024 Euro (5 escudos) por minuto; o serviço datamóvel a 0.01 Euro (dois escudos) por KB. Valores com IVA incluído. A activação do serviço processa-se através do número 962130.

O GPRS Mega está disponível numa série de pacotes de assinatura mensal, designadamente «Mega 2», «Mega 5», «Mega 10» e «Mega 20», que incluem outros tantos MB em volume de dados pelo serviço GPRS. Para os quatro pacotes anteriores os preços são respectivamente de 2346, 4477, 6802 e 11.259 escudos (IVA incluido). A transferência de dados é taxada ao KB mas os excedentes não transitam para o mês seguinte.

Optimus

A operadora da Sonae disponibiliza serviços de GPRS em três modalidades:

  • Pacote com 50 MB/Mês por dez mil escudos mais IVA*
  • Pacote com 25 MB/Mês por cinco mil escudos mais IVA*
  • Pacote base com um valor de assinatura de 726 escudos a que acrescem 0.008 Euro (1.6 escudos) por KB mais IVA

Pode proceder à activação junto do número 93 1693 000 ou através do Suporte Técnico Dados e Fax 93 1230 000, sendo necessário verificar se o seu cartão SIM suporta o serviço. Caso a resposta seja não a Optimus emite sem encargos um cartão de substituição que demora entre 3 e 4 dias úteis a ser enviado.

Nos três planos o serviço GPRS é taxado de 10 em 10 KB.

* Os volumes de dados fora plano são cobrados a 0.02Euro(4$)/KB- taxados de 10 em 10KB. O volume de dados não gasto não acumula para o mês seguinte.

Vodafone

O serviço HSCSD apenas está disponível para clientes que possuam um plano de assinatura. A activação é feita através do número 1214 e o custo de utilização corresponde a uma chamada de voz consoante seja para a rede Vodafone ou para outras redes com o acréscimo de 15 escudos por minutos. Opcionalmente, os clientes poderão subscrever um pacote de DataFax.

O serviço GPRS tem uma taxa de assinatura de 850 escudos mensais que conferem acesso ilimitado ao portal WAP da Vodafone a que acrescem 2.4 escudos por KB no acesso a outras páginas WAP e 1.4 escudos por KB no acesso a outros serviços de dados, mormente à internet convencional. O serviço está disponível tanto para os detentores de planos recarregáveis como para os clientes de assinatura embora, neste particular, os clientes de planos recarregáveis tenham de fazer a subscrição dos 850 escudos mensais. Alguns cartões dos planos Vitamina poderão não ser compatíveis com o serviço GPRS em cujo caso a Vodafone emite um substituto livre de encargos para o cliente.

Em suma

Se planeia usar o GPRS numa base muito esporádica a Vodafone, com 1.4 escudos/KB (já com IVA)é a melhor opção. Se planeia fazer mais de quatro MB por mês a sua preferência vai seguramente para a Optimus onde, pelo mesmo dinheiro (5000 escudos+IVA), pode obter 25 MB de volume de dados, ainda que com o twist da taxação ser feita de dez em dez KB.
Por seu lado, o serviço GPRS base da TMN apela pela ausência de assinatura, o que, para utilizadores pouco regulares, acaba por compensar o preço por KB mais elevado. A nível dos planos mensais, os «GPRS Mega» da TMN são mais caros mas, em contrapartida, são taxados ao KB e não à dezena de KB, como no caso da Optimus. Por outro lado, nem uma nem outra operadora permitem a acumulação do volume de dados não usado.

Para um esclarecimento de fundo sobre as tecnologias HSCSD e GPRS não deixe de ler ainda o nosso artigo «HSCSD versus GPRS. Diferenças tecnológicas. Vantagens e desvantagens na óptica do utilizador»

Obs: Informação recolhida a 27/12/01. Sujeita a alteração. Não pretende dispensar a consulta dos operadores.