Skip to main content

HTC vem para a Europa

Fabricante de Qtek quer ter presença directa.

A High Tech Computer Corp. (HTC) anunciou a sua estratégia para potenciar o crescimento do mercado de smartphones na Europa, a qual passa por ter uma presença directa no continente. Mas a base operacional, que ficará instalada no Reino Unido, vai dedicar-se exclusivamente às vendas e ao marketing.

Após a presença europeia através de parcerias com a Microsoft e os operadores móveis, desde 2002, o fabricante reforça agora a sua actuação, tendo como principais parceiros o CEO da T-Mobile, Rene Obermann, o presidente da Microsoft na Europa, Médio Oriente e África, Neil Holloway, e o EVP (vice-presidente-executivo) da Orange, Vivek Badrinath.

A HTC, que tem ainda relações privilegiadas com a O2, a Vodafone e a Telefónica, pretende com a nova postura aprofundar esse relacionamento numa perspectiva de maior adequação a cada um em termos da oferta. E, ao que parece, aumentar a sua aposta no mercado de smartphones, que a empresa acredita serem o sector com maior crescimento entre todos os handsets, tal como considera a IDC.

A HTC fornece vários equipamentos baseados na plataforma Windows Mobile 5.0, incluindo o Qtek 8310 (um terminal GPRS/EDGE com ecrã QVGA, câmara digital e Wi-Fi opcional), o Qtek 9100 (um PDA igualmente GPRS/EDGE com funcionalidades de messaging, com ecrã completo deslizante e câmara digital) e o Qtek 9000 (um PDA topo-de-gama de cariz profissional, compatível com redes 3G, ecrã VGA, câmara digital e Wi-Fi integrado).

Além do apoio aos seus parceiros, a HTC estabeleceu acordos de distribuição com a Dangaard e a Brightpoint para o sector retalho da marca Qtek. Pretende ainda conseguir mais acordos a nível regional.