HTC Wildfire S, review a sucessor de HTC Wildfire
HTC Wildfire S é smartphone equipado com processador de 600 MHz e Android 2.3 Gingerbread. Leia a nossa review ao HTC Wildfire S.
- Lauro Lopes
- 04/03/2012
- Android, Mobile
O HTC Wildfire S, disponível no mercado desde 2011, é o sucessor lógico do também popular HTC Wildfire, um smartphone que veio conciliar a interface Android, personalizada pela HTC (HTC Sense) com um corpo pequeno e elegante. Essencialmente, trata-se de um HTC Wildfire com alguns upgrades, tais como novas funcionalidades e um look mais clean.
O HTC Wildfire S é um smartphone que vem equipado com um processador de 600 Mhz e Android 2.32 Gingerbread. Saiba o que pensamos sobre este smartphone da HTC.
Acessórios do HTC Wildfire S
O HTC Wildfire S que testámos trouxe apenas o essencial: cabo microUSB, carreghador adaptado para entrada USB e auscultadores on-ear para usufruir de conteúdos multimédia.
Design do HTC Wildfire S
A nível de design, o HTC Wildfire S transmite uma sensação de frescura, como se a HTC tivesse polido ainda mais este smartphone para lhe conferir um aspecto mais profissional. A parte frontal do HTC Wildfire S não inclui botões físicos, apenas os quatro botões touch da interface Android – Ecrã Principal, Menú, Retorno e Pesquisa, o que confere um ar bastante clean e sofisticado a este smartphone HTC.
Mas analisemos melhor o aspecto do HTC Wildfire S: a parte frontal é composta, essencialmente, por um ecrã touch de 3.2 polegadas e com 320×480 de resolução – um nível relativamente baixo, mas temos que recordar-nos que estamos perante um smartphone de gama baixa-média. A construção do HTC Wildfire, por sua vez, aparenta robustez e solidez – pelo que os utilizadores mais desastrados poderão sentir um conforto extra se o deixarem cair ao chão.
Na parte traseira do HTC Wildfire S encontramos, por sua vez, uma câmara digital de 5 MP, equipada com Flash LED – um pormenor que felizmente não passou despercebido para a fabricante. Na parte superior do telemóvel (por cima do logotipo HTC), está o botão para ligar/desligar/bloquear o smartphone, além de uma entrada para auscultadores (3.5 mm, tamanho standart).
O HTC Wildfire S também inclui uma entrada microUSB para transferência de dados entre o PC e o smartphone, além de botões físicos de volume, dedicados, localizados no lado esquerdo do telemóvel. No geral, e a nível estético, estamos perante um smartphone de gama baixa bastante apelativo, com aquele look que já é típico dos smartphones da HTC.
Interface e Funcionalidades do HTC Wildfire S
O HTC Wildfire S vem equipado com Android 2.3 Gingerbread, adaptado para a interface HTC Sense, que só por si acrescenta bastantes extras e funcionalidades aos smartphones HTC, além de, na nossa opinião, se revelar bastante user friendly.
Por exemplo, a barra de notificações Android sofreu algumas alterações por parte da HTC, que acrescentou pormenores interessantes e úteis, tais como uma lista das´ultimas aplicações utilizadas, além de incluir, de forma compacta, as definições de Wi-Fi, Bluetooth e GPS, tudo num só toque – o que permite poupar bastante tempo ao utilizador.
Tipicamente Android, toda a interface pode ser personalizada ao agrado do utilizador, e a HTC assegurou que essa possibilidade estivesse ao alcance dos utilizadors comuns. Através das opções de personalização do HTC Wildfire S, os utilizadores podem fazer download de várias skins para redecorarem a interface do HTC Wildfire S, além de poderem fazer download de colecções inteiras de sons para tornarem a experiência HTC Wildfire S mais personalizada.
Também o menú de aplicações sofreu algumas alterações na sua organizxação, passando agora a oferecer mais opções aos seus utilizadores – por exemplo, um aspecto bastante em conta é o facto de podermos optar por organizar as nossas aplicações por ordem alfabética, ou por data de download. Mas a HTC passou a incluir também marcadores úteis, que separam as aplicações mais utilizadas das aplicações descarregadas por nós.
Internet e Conectividade do HTC Wildfire S
A experiência Web no HTC Wildfire S revelou-se-nos mais positiva do que inicialmente esperávamos. Não que tenhamos más impressões sobre smartphones HTC na Web, mas porque achávamos que o HTC Wildfire S, sendo de baixa gama e com um processador de 600 MHz, não oferecesse uma experiência comparável à de smartphones de gamas mais elevadas.
Não nos enganemos, claro: continua a ser um smartphone de gama baixa e continua a não poder competir com smartphones de gamas mais elevadas. No entanto, e dentro do campeonato em que participa, o HTC Wildfire S é sem dúvida um dos concorrentes de peso mais impressionantes que encontrámos dentro deste segmento de smartphones Android.
No geral, a navegação consegue ser bastante fluída, embora tenhamos notado alguma lentidão em websites carregados de informação. No entanto, existindo paciência suficiente para esperarmos que um website carregue por completo, conseguimos navegar pelas páginas abertas sem qualquer problema. Temos que prevenir, no entanto, que websites com Flash não são suportados pelo HTC Wildfire S – devido à capacidade de processamento não ser superior a 600 MHz.
Câmara e Multimédia no HTC Wildfire S
O HTC Wildfire S vem equipado com uma câmara digital de 5 MP (resolução de 2592×1944) e Flash LED, que tira fotografias com uma qualidade bastante razoável. As câmaras dos smartphones HTC têm a reputação de cumprirem os requisitos mínimos para com os seus utilizadores, embora com resultados não propriamente excepcionais. Não concordamos, e podemos afirmar que a câmara deste HTC Wildfire S consegue obter resultados acima da média em ámbientes exteriores, de preferência iluminados.
Já em ambientes fechados e com pouca luminosidade, não podíamos esperar que a performance de um smartphone de gama baixa fosse excepcional – embora o Flash dê as suas cartas nestes contextos. Como tal, achamos que os utilizadores viciados em fotografia não irão ter no HTC Wildfire S uma má opção, se se mantiverem conscientes de que existem limitações.
A situação muda ligeiramente na qualidade das gravações de vídeo do HTC Wildfire S. Curiosamente, já vários smartphones de baixa gama que testámos anteriormente seguem um pouco esta tendência – câmaras de qualidade razoável ou acima da média que resultem em fotografias com boa resolução geralmente são indicativos de desproporção na qualidade das gravações vídeo.
A resolução mais alta que o HTC Wildfire S disponibiliza é de 640×480, uma resolução que poderá ficar aquém das expectativas de muitos utilizadores – contudo temos que dar o braço a torcer, já que esta resolução também não é má, embora não seja comparável à qualidade que uma gravação enm 720p proporciona aos seus utilizadores.
A respeito de multimédia, o HTC Wildfire S oferece todas as opções standar que já integram a maioria dos smartphones Android da actualidade: consegue reprouduzir vários formatos áudio (MP3, AAC, OGG, M4A, MOD, MP3, WAV e WMA) e vídeo (3GP, 3G2, MP4 e WMV).
Performance do HTC Wildfire S
O HTC Wildfire S vem equipado com uma bateria de 1230 mAh, o que confere a este smartphone uma autonomia razoável. Comparativamente a smartphones de gamas elevadas e com ecrãs acima das 4 polegadas, por exemplo, o HTC Wildfire S apresenta uma autonomia de bateria bastante boa. Dependendo, claro está, de quão intensiva é a sua utilização, podemos esperar que o HTC Wildfire S dure em média dois dias, antes que necessite de ser recarregado.
O processador de 600 MHz está abaixo dos standarts actuais, que geralmente se situam mais próximos de 1 GHz, com recurso a dois núcleos. Mas isso não impediu que a experiência de utilização no HTC Wildfire S fosse menos fluida. É claro que notámos o impacto enquanto navegámos na Web – websites mais pesados geralmente levavam mais tempo a abrir. No caso de termos várias aplicações a correr a performance do HTC Wildfire S também saiu prejudicada, mas é o que podemos esperar de um processador de 600 Mhz.
A interface Android 2.3 Gingerbread, por outro lado, impede que este smartphone seja mais lento, já que o consumo de recursos baixou em comparação à versão anterior do sistema operativo da Google. Por outras palavras, a performance é a que podemos esperar de um smartphone desta categoria, embora continue a permitir usufruir das suas potencialidades.
Conclusões sobre o HTC Wildfire S
O HTC Wildfire S é um smartphone sólido e resistente, especialmente indicado para utilizadores inexperientes com smartphones. Apesar da performance na Web não ser extraordinária, é razoável e já permite usufruir de um bom número de conteúdos online. O HTC Wildfire S também oferece uma boa câmara digital, embora com as contrapartidas que referimos – se a intenção for a de gravar vídeos com qualidade, existem smartphones que oferecem mais potencialidades neste aspecto.
Gostámos sobretudo da interface do HTC Sense: é user friendly, todas as principais opções estão à distância de um dedo e, regra geral, está organizada de forma a simplificar o máximo possível a vida aos utilizadores. Para um smartphone de gama baixa, a sensibilidade do ecrã ao toque também é muito boa e bastante funcional.
O processador de 600 Mhz não consegue competir com alguns modelos de fabricantes concorrentes, dentro da mesma gama. Por vezes os seus efeitos verificam-se ao navegarmos na Web, ou mesmo quando tentamos gravar um vídeo mais longo e fazer Zoom durante as gravações. Mas disponibiliza imensas funcionalidades úteis e que prometem entreter os seus utilizadores.
As comparações ao HTC Desire S não serão, de todo, descabidas: os smartphones acabam por ser semelhantes em alguns aspectos, embora o hardware do HTC Desire S seja claramente superior.
Classificação do HTC Wildfire S
Acessórios: 7,76
Design: 7,09
Interface e Funcionalidades: 8,10
Câmara e Multimédia: 6,88
Internet e Conectividade: 7,60
Performance: 7,22
Extras: 7,90
__________________________________________
CLASSIFICAÇÃO FINAL: 7,51