Huawei Ascend P1 – Interface
Análise á interface do Huawei Ascend P1, um smartphone de gama média-alta da fabricante chinesa. Saiba mais!
- Lauro Lopes
- 20/09/2012
- Huawei, Mobile
Um aspecto particularmente interessante na interface do Huawei Ascend P1 é o facto de correr uma versão quase despida do sistema operativo, disponibilizando uma experiência quase 100% Google. O ecrã de bloqueio do smartphone, que corre Android 4.0.3 Ice Cream Sandwich, disponibiliza alguns atalhos interessantes para algumas funcionalidades básicas do telefone tais como a cãmara digital, as mensagens ou o registo de chamadas.
Contudo, é quando entramos no ecrã principal do Huawei Ascend P1, tipicamente Android, que nos sentimos de imediato em casa: com quatro atalhos permanentes localizados na parte inferior do ecrã (Chamadas, Perfil de Utilizador, Menú de Aplicações, Mensagens e Browser), o espaço restante no ecrã inicial é composto por atalhos úteis tais como o da Loja Google Play, ou widgets personalizáveis que disponibilizam informações úteis – tais como o estado do tempo -, ou uma barra de pesquisa Google.
O menú de apps está organizado por ordem alfabética e separa as aplicações dos widgetslAlgumas das aplicações que já vêm pré-instaladas incluem a app Google+, Google Talk e o jogo Riptide GP, além das quase obrigatórias aplicações do Twitter e do Youtube.
E o que dizer da barra de notificações do Android? Que poderíamos viver sem ela, mas não seria a mesma coisa. Além das notificações relativas a e-mails e actualizações nas redes sociais, a barra de notificações também funciona como uma espécie de atalho para activarmos algumas das nossas funcionalidades favoritas nos smartphones: Wi-Fi, Bluetooth, GPS e transferência de dados, entre outras.
Essencialmente, a navegação por entre a interface Android do Huawei Ascend P1 é feita de uma forma bastante suave, em parte graças ao processador dual-core de 1.5 GHz. Por outro lado, também o facto de estarmos perante uma “skin” quase 100% Android ICS poderá contribuir para que a navegação seja feita de forma mais “suave” e rápida. Aceder às aplicações que queremos é bastante fácil, se soubermos exactamente aquilo que procuramos já que estas se encontram organizadas por ordem alfabética, tal como os widgets personalizáveis
Escrever mensagens e e-mails com o Huawei Ascend P1 requis alguma habituação ao processo. O teclado, que está longe de ser o melhor que já experimentámos, funciona muito melhor em modo horizontal, embora para tal já requeira a utilização das duas mãos. Em casos em que um utilizador possa ter pressa, por exemplo, a necessidade de escrever só com uma mão será complicada graças a teclas virtuais pequenas e com pouco espaçamento entre si.