I-mode chega a Espanha
- Pedro Figueiredo
- 26/07/2002
- Internet, Tecnologia
Aos poucos e poucos, os japoneses vão conquistando o Velho Continente. Tal qual como no famoso jogo “Risco”, a DoCoMo começou por entrar na Holanda, passou para a Alemanha e agora chegou a vez da Espanha introduzir o i-mode no seu universo das telecomunicações móveis. Na verdade, os japoneses apenas estão a aproveitar a divisão que se verifica na Europa em relação ao UMTS. Operadores, fabricantes de terminais e fornecedores de infra-estruturas não chegam a um consenso e os adiamentos da terceira geração europeia vão-se sucedendo.
Partindo do princípio vantajoso que o i-mode é um sistema altamente testado no Japão e que ninguém lhe nega o sucesso, a KPN Mobile holandesa foi a primeira a virar as costas ao UMTS e a receber de braços abertos o que os japoneses da DoCoMo tinham para lhe “oferecer”. Seguiram os alemães e ontem, 24 de Julho, foi a vez dos espanhóis da Telefonica Moviles.
A maior operadora espanhola conta lançar o serviço no primeiro semestre de 2003 com a designação “e-mocion”, nome já atribuído ao serviço de internet móvel convencional e que conta já com 1.5 milhões de clientes activos, entre os 4 milhões de utilizadores registados e mais de 250 fornecedores de conteúdos.
À margem deste acordo, a DoCoMo e a Telefonica aproveitaram para selar uma aliança para a partilha de tecnologia GPRS e SIM Card e respectivo know-how, assim como troca de informações e opiniões sobre a evolução dos terminais W-CDMA. Este sistema pode não interessar directamente ao mercado espanhol, mas é de vital importância para os interesses do operador espanhol na América do Sul.
Com esta aposta castelhana no i-mode, a pergunta que se coloca é pertinente: E como fica o UMTS?