ICO

A ICO Global Communications foi criada em Janeiro de 1995. A exploração da sua dúzia de satélites deve principiar em 2003.

A ICO Global Communications foi criada em Janeiro de 1995 como consórcio destinado a oferecer comunicações móveis, por satélite, para utilizadores privados, incluindo serviços de voz, dados, fax e paging.

Originalmente pensada para começar a operar este ano, depois de um investimento de cerca de três biliões de dólares a ICO, que contava com a Teledesic como parceiro sénior e com a Companhia Portuguesa Radio Marconi entre os seus accionistas, enfrentou graves dificuldades financeiras que ameaçaram a viabilidade do projecto.

A injecção de 1,2 biliões de dólares por um grupo de investidores liderado pelo canadiano Craig McCaw salvou a situação

Satélite ICO Nasceu, assim, a “Nova ICO” que planeia iniciar a comercialização dos seus serviços em 2003. Para além das chamadas por voz, a nova estratégia da empresa vai privilegiar os serviços de dados para o acesso internet e o fornecimento de serviços à marinha mercante, a serviços governamentais e às indústria petrolífera e de construção e outras.

Construídos pela Hughes Aerospace, a constelação de satélites ICO será constituída por uma dúzia de satélites, dois dos quais em reserva, operando numa órbita a altitude média (10390 Km). Repartidos irmamente entre dois planos orbitais, inclinados 45 graus em relação ao equador e formado ângulos rectos entre si, os satélites permitirão uma cobertura contínua e sobreposta, circundando, individualmente, o planeta em aproximadamente seis horas.

Artigos relacionados:
Introdução às comunicações móveis por satélite.
Como observar satélites a olho nu.
Iridium
Globalstar
Inmarsat
Thuraya
Odyssey
AcEs