Ilkone 800 para muçulmanos

Terminal com Qibla e passagens do Corão.

O Ilkone 800 series é um telemóvel especialmente concebido para os muçulmanos e que foi recentemente apresentado em Kuala Lumpur, capital da Malásia.

O novo terminal, cujo nome deriva da palavra árabe para «universo», visa permitir a realização das orações em qualquer lugar do mundo em que o utilizador se encontre. Para tal, apresenta desde logo a função de bússola ao indicar a direcção da Qibla (direcção das orações) a partir de mais de 5 mil lugares em todo o mundo. Basta que o utilizador seleccione o país e a cidade em que se encontra para o telemóvel lhe apontar para Meca.

Mas as utilidades deste «concha» de aspecto normal vão ainda mais além, pois traz incluido o texto completo do Sagrado Corão com tradução em inglês «aprovada pelo Al-Azhar», o famoso seminário teológico do Cairo. Um calendário islâmico com conversão de datas para o calendário ocidental, bem como o calendário do Ramadão com alarme automático para a hora do Sohoor (última refeição antes do sol nascer, durante o Ramadão) e do Iftar (refeição logo após o pôr-do-sol, durante o Ramadão), fazem também parte das características do telemóvel.

O Ilkone i800 tem ainda a voz Azan (chamamento que anuncia que é hora de iniciar a oração) de Meca, Medina e Cairo, com alarme antes e depois. Além disso, entra automaticamente no modo silêncio e vibração durante os 40 minutos que se seguem à Azan.

Quanto ao resto, este telemóvel é um GSM/GPRS que mede 45x85x23 mm e pesa 90 gramas, está dotado de dois ecrãs TFT LCD e contempla WAP 2.0, EMS / MMS, 40 toques polifónicos, agenda e jogos.

Já disponível nos países do Médio Oriente por cerca de 380 euros, em prateado, azul, dourado ou branco, o primeiro Ilkone deverá chegar «brevemente» aos mercados europeus e norte-americanos.