Imaginem os Google Glass, só que para lentes de contacto
Investigadores conseguiram criar um protótipo de umas lentes de contacto inteligentes, cujas funcionalidades potencialmente se deverão equiparar às dos Google Glass, num futuro ainda algo distante.
O futuro está mesmo aí à porta: se com os Google Glass o conceito de ‘wearable devices‘ vai disparar, e assim elevar as potencialidades dos dispositivos móveis para novos standards, melhor melhor só mesmo se pudéssemos recorrer a umas lentes de contacto inteligentes, que além de serem mais discretas são também – relativamente – menos intrusivas que um par de óculos inteligentes.
Foi esta ideia que um grupo de investigadores de várias instituições de todo o mundo conseguiu desenvolver: uma lente de contacto ‘transparente, altamente condutora‘ e que consiste em uma ‘mistura elástica de grafeno e nanofios‘, cujas funcionalidades se deverão idealmente equiparar às dos Google Glass.
As lentes já terão sido testadas e foram consideradas totalmente funcionais. ‘o nosso objectivo é o de criar uma lente de contacto com um ecrã utilizável que permita fazer todas as coisas que os Google Class conseguem‘ fazer, referiu Jang-Ung Park, engenheiro químico no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Ulsan, na Coreia do Sul.
As lentes ainda se encontram praticamente em estado de protótipo e provavelmente levarão vários anos a serem desenvolvidas – o ecrã das lentes testadas, por exemplo, é só de 1 píxel. As expectativas da equipa de investigação, contudo, parecem ser bastante elevadas, já que umas lentes de contacto inteligentes poderão desempenhar funções como monitorização médica ou correcção de problemas de visão.
O que acham desta ideia? Seriam capazes de utilizar umas lentes de contacto inteligentes? Ou optariam antes por uns óculos da Google? Deixem-nos a vossa opinião!