Imobilizar o roubo de telemóveis

O facto das cadeias de lojas The Carphone Warehouse, Phones 4U e The Link servirem de cabeças de cartaz para a campanha “Telemóveis roubados nunca mais funcionam”, aliadas à partilha de informação por todas as operadoras móveis britânicas, numa só base de dados, faz com que um terminal roubado seja bloqueado em todo o Reino Unido, deixando de funcionar mesmo que o cartão SIM seja mudado.
Foram gastos cerca de 2.2 milhões de euros e o lançamento da iniciativa coincide com uma significativa descida neste tipo de crimes, agora que a polícia está a actuar ao abrigo da nova lei de (reprogramar) telemóveis. A legislação permite deter qualquer indivíduo que seja apanhado a comercializar terminais móveis roubados, ficando sujeito a penas que podem ir até cinco anos de prisão.
“É a primeira vez que a polícia, o Governo e os intervenientes do mercado das comunicações móveis trabalham juntos para colocar um ponto final ao roubo de telefones. É um compromisso que queremos cumprir até porque este tipo de incidências é o que tem dominado mais a criminalidade de rua”, referiu o comissário da Polícia Metropolitana, Sir John Stevens.
As autoridades alertam para que todos os utilizadores que sejam assaltados e cujo terminal móvel seja roubado, informem o mais rapidamente possível a polícia, na medida em que é através dessa denúncia que são accionados todos os mecanismos que levam ao bloqueio do terminal na base de dados central, partilhada por todas as operadoras.