Impacto da tecnologia no desporto em debate no Web Summit
Personalidades e diretores desportivos reúnem-se para discutir a mudança no setor.
*Está a ler um comunicado de imprensa
Alguns dos maiores nomes do desporto irão reunir-se no Web Summit, de 8 a 10 de novembro em Lisboa, para discutir o impacto da tecnologia no desporto e nos negócios desportivos no futebol, automobilismo e desportos radicais, entre outros.
Alguns dos principais oradores serão:
- Terrell Owens, ex-jogador da NFL e da seleção profissional de futebol Americano
- Luís Figo, ex-jogador de futebol e vencedor da Liga de Campeões
- Bill James, consultor e perito em estatística dos Boston Red Sox
- Richard Arnold, Group Managing Director do Manchester United
- Garrett McNamara, surfista e detentor do record de maior onda surfada do mundo
- Louis Saha, ex-jogador de futebol e finalista do Campeonato do Mundo
- Osi Umenyiora, jogador da NFL e campeão por duas vezes da Super Bowl
- Anastasia Ashley, surfista profissional e campeã do Pipeline Women’s Pro
- Gianluca Vialli, ex-jogador e treinador de futebol, vencedor da Liga de Campeões
- Jason Robins, CEO da empresa de fantasy sports DraftKings
- Alison Wagner, medalhista olímpico
As estrelas deste ano irão juntar-se no palco com gestores desportivos de todo o mundo, de forma a refletir o impacto que a tecnologia tem no desporto e nos negócios desportivos, especialmente nas áreas de data, marketing e investimento.
Big Data e Dream Football
Prevê-se que as receitas no setor de sports analytics cresçam cerca de 2,3 mil milhões de euros até 2021, impulsionadas pelo rápido aumento da procura de real-time data que possa ser usado para melhorar o desempenho dos jogadores e a tática da equipa.
Várias personalidades também já estão a aventurar-se no setor da tecnologia, tal como Luís Figo que cofundou a empresa Dream Football, em 2009. Esta é uma plataforma online onde potenciais superestrelas podem mostrar o seu talento ao mundo.
O site permite a crianças e jovens colocar vídeos seus a jogar futebol, ganhando exposição perante uma rede alargada de treinadores e clubes desportivos. Os fãs podem votar os seus vídeos favoritos e os mais bem classificados serão avaliados por peritos, como Luiz Felipe Scolari.
“Na Dream Football, o nosso negócio é realizar os sonhos dos jovens talentos. O Web Summit é o palco perfeito para lançar e partilhar esta nossa visão com o mundo e fazer com que novos sonhos se juntem a nós.”, afirmou Luís Figo, Fundador da Dream Factory e orador do Placo de Desporto do Web Summit.
Temas e oradores
Os temas que irão passar pelo palco de Desporto este ano irão incluir live streaming, data, marketing, investimentos, direitos televisivos, empresas, realidade virtual e otimização de desempenho, entre uma série de desportos incluindo futebol, futebol americano, rugby, desportos radicais, atletismo e “fantasy sports”.
“O mundo do desporto sempre procurou a tecnologia como forma de conseguir uma margem competitiva, mas o ritmo neste momento é totalmente alucinante. Estamos a juntar alguns dos melhores jogadores e dirigentes desportivos de futebol a atletismo para discutir os desafios que a tecnologia traz para o desporto, na atualidade.”, salientou Paddy Cosgrave, CEO do Web Summit.
Outros oradores do palco de Desporto do Web Summit:
Futebol
- Bruno de Carvalho, Presidente, Sporting
- Domingos Oliveira, CEO, Benfica
- Nacho Trujillo, Diretor, La Liga
- Richard Arnold, Diretor, Manchester United
Rugby
- Mark McCafferty, CEO, Premiership Rugby
Desportos Radicais
- Andrew Cotton, Surfista, Red Bull
Automobilismo
- Lucas Di Grassi, Piloto, Fórmula E
NFL
- Alistair Kirkwood, Diretor, NFL UK
Natação
- Alison Wagner, Medalhista Olímpico