Índia proíbe telemóveis

O governo indiano proibiu finalmente o uso de telemóveis nos postos de abastecimento, numa altura em que a Shell estava a dar alguma liberdade na matéria.

O Ministro do Petróleo indiano, Ram Naik, deu 30 dias aos postos de abastecimento de combustíveis para afixarem avisos de proibição ao uso de telemóveis naqueles locais, decreto que entrou imediatamente em vigor.

Esta medida, curiosamente, vem no seguimento de uma tomada de posição da Shell UK Oil que dava conta de uma certa “liberalização” na utilização de telefones celulares em bombas de gasolina. “Telefones portáteis, quando usados apropriadamente, não representam significativo risco na zona de entrada dos postos. Sem dúvida que, à parte dos actos de fumar ou acender um fósforo, o que representa maior perigo para os postos de abastecimentos são os próprios motores dos automóveis”, escrevia a Shell.

Esta medida foi decidida na Índia pelo facto de correrem rumores que os telemóveis eram responsáveis por incêndios em bombas de gasolina, embora nenhuma dessas acusações tenha sido alguma vez sustentada. Recorde que já em Fevereiro de 1999, o Telemoveis.com dava conta de um incêndio num posto de abastecimento da Malásia onde, supostamente, um telemóvel tenha sido a causa do acidente.