A Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom) deliberou que os utilizadores das redes móveis terão de passar a ser informados pelas suas operadoras sempre que efectuarem uma chamada para um número portado para outra rede móvel. Segundo o comunicado da Anacom, essa informação será prestada gratuitamente através de uma mensagem audível no início de cada ligação para um determinado número móvel portado.
O aviso alerta o emissor da chamada para qual das operadoras está o receptor subscrito, permitindo-lhe assim saber qual o tarifário a que estará sujeita a chamada. As operadoras de rede móvel podem optar por um de dois textos alternativos de mensagem informativa: “O número que marcou pertence à (rede do operador x); ou “A (empresa y) informa que o número que marcou pertence à (rede do operador z)”.
O número de clientes que pediram a portabilidade dos seus números não chega a um por cento do universo de utilizadores das redes móveis em Portugal. O processo não tem qualquer custo para o cliente que o requisita mas, ao que o Telemoveis.com apurou, a celeridade não é a desejada, uma vez que o pedido é feito à operadora de origem que, por sua vez, tem de contactar a de destino, num pingue-pongue que pode chegar aos 15 dias (ou em casos mais graves os dois meses)…