Instagram e Twitter expõem armas em Natal norte-americano
Instagram e Twitter servem para mais do que exibir fotos tiradas a pratos com comida; vários utilizadores nos EUA usaram o Instagram e o Twitter para exibirem as suas prendas de Natal – armas de fogo.
- Lauro Lopes
- 27/12/2012
- Apps, Instagram, Social Media, Twitter
Não há dúvidas de que a questão das armas de fogo é uma das mais debatidas actualmente no cenário político norte-americano, especialmente após terem ocorrido recentemente uma série de tiroteios que trouxeram novamente o assunto à tona – sendo que um dos quais, o tiroteio de Sandy Hook, ocorreu numa escola primária e vitimou dezenas de crianças. E se este é um tema que conta com os seus apoiantes e opositores, dúvidas não sobram em relação à exótica paixão norte-americana pelas armas de fogo – a qual se manifesta também através de um dos lobbies mais poderosos actualmente nos EUA.
E eis que entram em cena as redes sociais: o Instagram e o Twitter, duas das redes sociais mais populares da actualidade, revelaram-se especialmente marcantes para o Natal dos norte-americanos que apoiam a segunda emenda da sua constituição – a que defende que cada cidadão dos EUA tem direito a ter consigo uma arma de fogo. Foram vários os Tweets que fizeram referência a armas de fogo, embora também o Instagram tenha sido invadido por apoiantes incondicionais da segunda emenda da constituição norte-americana.
Uma das armas de fogo mais populares nas redes sociais parece ter sido a AR-15, uma arma semi-automática (na primeira imagem) que se tornou especialmente polémica por ter sido uma das utilizadas pelo atirador de Sandy Hook. Este é um modelo que conta com várias variantes e é muito popular nos EUA, além de ser de um acesso relativamente fácil, segundo o The Verge.
Estas imagens e mensagens de ‘apoio’ surgem numa altura particularmente polémica no cenário político norte-americano, já que se anda a debater a possibilidade de controlar mais rigorosamente o acesso e a posse de armas – uma questão que parece dividir a opinião pública nos EUA. E o que é que acontece quando há o risco de que o acesso a um bem termine? Não fugindo à tendência, a compra e venda de armas de fogo parece ser agora mais popular do que nunca nos States.
O que acham os leitores em relação à questão das armas de fogo nos EUA? Acham que ‘mais armas’ são, de facto, uma solução? Ou que realmente deve haver maior controlo? Deixem-nos o vosso feedback!