“Não podemos falar pela Logica mas, diga-se em abono da verdade, no anúncio que fizeram não especificaram quais os operadores que tinham escolhido para a implementação do seu sistema. Ao contrário, a Tecnomen tem o prazer de ter colaborado com os dois maiores operadores finlandeses de comunicações móveis e com o líder mundial no fabrico de terminais, sendo que a nossa solução está já em funcionamento, isto é, comercialmente comprovada”, explicou Philip Hayes, da Tecnomen.
O sistema de interoperabilidade MMS da Tecnomen tinha sido desenvolvido há já algum tempo, mas por força dos habituais e necessários testes à sua implementação, só agora foi possível proceder à respectiva apresentação comercial. Aliás, a empresa irlandesa que colaborou com os gigantes do mercado finlandês já tinha feito uma breve apresentação do produto na Comdex, em Las Vegas, a 18 de Novembro último. “Para além de ser óptimo para o sector e estar perfeitamente demonstrada a interoperabilidade, as maiores evidências do seu sucesso estão nas relações que se estabeleceram entre redes e clientes”, justificou Hayes.
Assim, ficou perceptível que, a única diferença entre as soluções de interligação MMS da Tecnomen e da Logica é a sua implementação comercial. Uma tem…a outra não. Resta saber se as redes da Sonera e da Radiolinja usam, ambas, infra-estruturas da Nokia. Porque se assim for, será bastante mais fácil de conseguir interoperabilidade. Recorde-se que a Logica foi a mesma empresa que conseguiu desenvolver uma solução para a troca de SMS entre redes de sistemas diferentes na cidade do Rio de Janeiro, entre redes GSM e TDMA.