Internet: crianças portuguesas são as que correm menos riscos online
- Telemoveis.com
- 22/10/2010
- Internet, Tecnologia

Foram inquiridas 23 mil crianças entre os 9 e os 16 anos, em 25 países europeus. A par de Portugal, Itália e Turquia são os países com menor incidência de riscos online.
Apesar de Portugal ser um dos países europeus em que os jovens mais utilizam a internet, também é um dos países em que correm menos riscos online, de acordo com os resultados preliminares de um inquérito realizado em 25 países europeus, promovido pelo EU Kids Online.
78% dos jovens portugueses utilizam a internet, mas só 7% afirmaram já se terem sentido em risco. Já a nível dos 25 países analisados, 12% dos jovens e crianças afirmaram já terem sido perturbados com experiências na internet. Os principais factores de risco são a pornografia, cyberbullying, contactos com desconhecidos ou mesmo abusos de dados pessoais. Os pais geralmente não estão conscientes de que as crianças passam por estas situações.mais de metade dos pais cujas crianças já foram vítimas de bullying online não se apercebeu de que tal tinha acontecido.
Cristina Ponte, coordenadora nacional do projecto e professora de Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa, refere que a utilização da Internet pelas crianças e jovens portugueses nos seus quartos pode conduzir a um uso menos controlado da Internet e a uma falta de acompanhamento por parte dos pais, que pode diminuir a falta de apoio das crianças em caso de haver exposição a alguns riscos online.
Contudo, a maioria das crianças e jovens europeus não passou por situações de risco online.
*** Este texto NÃO foi escrito de acordo com o novo Acordo Ortográfico***
Telemoveis.com on Facebook
|
![]() |