Skip to main content

Internet é boa mas lenta

Estudo da Anacom sobre a qualidade do serviço.

Em média, as velocidades a que se conseguem aceder à informação na Internet é entre 50% a 60% abaixo do máximo publicitado pelos operadores, conclui o estudo.

Isso significa que, se um consumidor compra um produto que lhe oferece uma velocidade máxima de download de 2 megabits por segundo, em média, o consumidor acede à informação a metade dessa velocidade.

A Anacom alerta para o mau desempenho dos operadores no acesso aos sites internacionais, com a média de velocidade de transmissão a descer para um quarto do máximo contratado. Isto, apesar de muitos dos problemas que os consumidores experimentam no acesso aos sites resultarem da configuração das páginas e dos conteúdos nelas contidas.

No mercado dos 2 megas ADSL, a Telepac é a que oferece as melhores velocidades, em média, e no mercado dos 512k, a melhor escolha é a Oni, revela o estudo.

No cabo, a Cabovisão revela um melhor desempenho, próximo do máximo contratado, enquanto a TV Cabo tem um comportamento instável, oferecendo as melhores e as piores velocidades dependendo das horas do dia. Globalmente, as ofertas de 512k por segundo permitem velocidades mais próximas do máximo, adianta.