Skip to main content

Internet por rede móvel sem…telemóvel

A Vodafone começou a comercializar placas PCMCIA com cartões SIM incorporadas para disponibilizar acesso à rede móvel, através de um computador, sem utilizar o telemóvel.

O serviço inovador – em termos comerciais – que a Vodafone lançou é baseado numa tecnologia que, por exemplo, a Nokia já disponibiliza há algum tempo, através do Nokia Card Phone (ver imagem), cuja filosofia e performance é, basicamente, a mesma que o Mobile Connect Card vem proporcionar. A vantagem é que a Vodafone disponibiliza todo o software de apoio à solução que apresenta ao mercado, incluindo uma aplicação que permite enviar e receber SMS`s no PC portátil.

Segundo a operadora, este produto foi desenvolvido com base em três requisitos fundamentais: simplicidade de instalação e utilização; obediência a critérios estritos de segurança, garantindo a confidencialidade dos dados (encriptação a 128 bits e autenticação baseada no cartão SIM); rapidez no acesso e operações (capaz de atingir velocidades de transmissão de 48 kbps no downlink e 24 kbps no uplink).

Dotada de uma pequena antena retráctil, a placa, uma vez inserida no computador, permite que o utilizador transmita e receba dados a partir do seu PC sem necessitar de recorrer a qualquer outro equipamento adicional. Desta forma, o telefone do utilizador manter-se-á completamente disponível para as suas comunicações de voz normais, o que garante facilidade nos contactos.

À semelhança do que acontece com os telefones móveis, o Vodafone Mobile Connect Card poderá ser utilizado em qualquer país com acordo de roaming GPRS com a Vodafone Telecel, exactamente do mesmo modo que em Portugal.