Navegar na Internet através de smartphones ou telemóveis já equivale a 10% do total de tráfego na Web, de acordo com os dados divulgados pela Pingdom. Os dados divulgados sugerem que, nos últimos dois anos, os continentes Asiático e Africano assistiram a um autêntico boom no tráfego da Internet realizado a partir de smartphones e/ou telemóveis – 192,46% e 155,59%, respectivamente.

Comparativamente, os EUA registaram aumentos de “apenas” 69% no tráfego online gerado a partir de dispositivos móveis como smartphones e telemóveis. No geral, o que os dados nos sugerem é que a navegação Web feita a partir destes dispositivos representa uma média de 10% se for considerada globalmente – média essa que é superada em África e na Ásia, com percentagens mais significativas – 14,85% e 17,84% respectivamente.
Aprofundando estes dados, países como o Zimbabwe e a Nigéria apresentam percentagens de tráfego online via mobile superiores a 50% – o que se pode explicar, por exemplo, pelo facto de uma percentagem significativa desses utilizadores ter como único acesso à Internet o seu telemóvel ou smartphone.
As previsões sugerem ainda que países como a Índia poderão registar, num futuro próximo, percentagens superiores a 50% no tráfego Web realizado a partir de dispositivos mobile.