Como a utilização do iPad pode turbinar a sua rotina gamer fora da consola
- Jeniffer Elaina
- 14/05/2025
- Gaming, Tecnologia

A rotina gamer contemporânea é bastante distinta do que era no passado. Se antes as únicas opções para os gamers eram os computadores e as consolas, atualmente os telemóveis e tablets levam vantagem.
Sabia que os “gamers mobile” estão próximos da marca de 3 mil milhões de pessoas? Isso coloca-os à frente do número de indivíduos que jogam em computadores e consolas, e explica o porquê de existirem tantos jogos exclusivos para smartphones e demais dispositivos móveis, abrangendo uma vasta gama de géneros.
Essa tendência já é reconhecida por empresas e criadores de conteúdo, que adaptam as suas experiências aos tablets com o apoio de acessórios como os teclados com capa para iPad, que além de protegerem o dispositivo, oferecem maior conforto na digitação e transformam o iPad numa verdadeira central de comandos para jogos e multitarefas.
Na prática, trata-se de uma questão de gosto e conveniência. Para muitos, um dispositivo é preferível aos seus interesses. Para outros, trata-se do único aparelho disponível para jogar. O que é certo é que há vantagens em todas as alternativas, com os jogos mobile a oferecerem algo 100% único.
Neste texto vamos abordar especificamente os gamers habituados às consolas, mostrando-lhes que existe um universo inteiro de títulos disponíveis em dispositivos móveis. A ideia não é “largar” os videojogos, mas sim adicionar o iPad ou o telemóvel à rotina gamer, ampliando os seus horizontes.
5 dicas para turbinar a sua rotina gamer com um iPad
1. Desative as notificações das aplicações
A primeira dica para os gamers de consola turbinarem a sua rotina gamer com um iPad consiste em não se esquecerem de que este é um dispositivo desenvolvido para múltiplas atividades, não exclusivamente para jogos; o que significa que algumas funcionalidades devem ser desativadas para não atrapalharem.
As notificações são as principais! Considerando a abundância de aplicações no iPad, em especial as redes sociais, não é incomum que as mensagens atrapalhem os jogos. Não é recomendado que desligue os dados móveis, tendo em conta os jogos online, mas as notificações devem estar desativadas.
2. Utilize um teclado e outros tipos de periféricos
É impossível falar sobre a utilização de iPads para jogos sem mencionar os periféricos, que servem o propósito de melhorar a experiência. Alguns exemplos são um teclado, rato, colunas, auscultadores, adaptadores, suportes e os comandos gamers; mas este último merece um ponto à parte.
Para quem costuma gerir listas de jogos, anotar estratégias ou até mesmo criar conteúdo sobre gameplays no iPad, investir em teclados com capa para iPad pode transformar a experiência no tablet. A digitação torna-se muito mais ágil, além de proteger o dispositivo no dia a dia, o que é outro ponto positivo.
Além disso, estes acessórios ajudam a manter uma postura mais ergonómica durante o uso prolongado, otimizam a produtividade dentro e fora dos jogos e ainda facilitam a navegação em menus e definições mais complexas, especialmente em títulos de estratégia ou simulação.
3. Ligue um comando gamer Bluetooth
E então chegamos aos protagonistas da rotina gamer de qualquer pessoa que esteja a fazer a transição das consolas para o iPad. Os comandos são tão essenciais para a experiência que muitos jogadores não se adaptam ao ecrã tátil, mesmo sendo esta última alternativa mais instintiva para o gameplay.
Existem várias alternativas de comandos para tablets, mas os mais indicados são os de comunicação Bluetooth, considerando que os fios podem atrapalhar a experiência. Importa referir que nem todos os jogos são pensados tendo os comandos em mente, o que significa que pode ser necessária uma configuração.
4. Aproveite os títulos exclusivos mobile
Uma das razões pelas quais referimos na introdução que jogar em dispositivos móveis é equivalente a “expandir os horizontes” dos gamers de consolas é o facto de que alguns dos títulos não estão disponíveis nos videojogos, sendo exclusivos de smartphones ou tablets. Há imensas opções!
E engana-se quem pensa que os jogos para iPads são apenas da categoria “casual”: o que não faltam são jogos voltados a um público mais “hardcore”, como os MMORPG. O importante é pesquisar quais são os títulos disponíveis e encontrar aqueles que mais agradam ao seu interesse como gamer.
5. Faça uso dos jogos e gravações na nuvem
A maioria das consolas já possui sistemas de gravação na nuvem, o que significa que o progresso dos jogadores é guardado na internet. Apesar disso, a transmissão direta de jogos utilizando a rede não é tão comum, por várias razões, incluindo as funções online mais limitadas das consolas modernas.
Este não é o caso dos iPads, o que significa que há uma maior disponibilidade de jogos que dispensam download e instalação, podendo ser aproveitados completamente online. Para os jogadores que procuram uma rotina gamer diferente daquela que têm nas consolas e computadores, usar o iPad como plataforma complementar é uma aposta inteligente!
Imagem de Ernest Ojeh no Unsplash