iPhone: aplicação mede raios UltraVioleta

Cancer Council Austrália cria aplicação para medir raios UV e ajudar a prevenir cancro da pele.

O Cancer Council Australia (CCA) criou o SunSmart, uma aplicação para iPhone que permite medir o nível de radiação UV em tempo real, disponível gratuitamente para download.

De acordo com o CCA, na Austrália morrem por ano 1,85 mil pessoas devido ao cancro da pele, um número superior ao das vítimas da sinistralidade rodoviária. Por outro lado, a mesma entidade estima ainda que 2 terços da população australiana será diagnosticada com a doença antes de atingir os 70 anos.

Mas o software não se limita a medir os níveis de radiação UV: apresenta a previsão meteorológica diária, mostrando os horários em que a protecção contra o Sol deve ser maior, além de se ajustar automaticamente à localização do utilizador via GPS.

O que estamos a verificar é que muita gente usa a temperatura e o clima para prever quando é que a protecção contra o Sol é necessária, mas o problema real está nos ultravioletas e esses raios não são vistos ou sentidos, referiu Sue Heward, gerente da aplicação SunSmart no CCA. O melhor desta aplicação é que está no bolso do utilizador; não é preciso ir ao computador ou abrir o jornal para aceder à informação.