Iridium

Depois de vários reveses, o consórcio Iridium vai manter-se em operação.

O consórcio Iridium nasceu em 1991, reunindo 19 investidores de entre os quais a Motorola, com 20% de participação, foi um dos principais responsáveis pelo conceito e pelo fabrico dos telemóveis.

Depois de um investimento de sete biliões de dólares, e com uma constelação operacional de 66 satélites, mais seis em reserva, cobrindo 100% do globo com serviços de comunicação por voz e paging, a Iridium disponibilizou o seu serviço comercialmente em Novembro de 1998.

Volvidos apenas dez meses, em Agosto de 1999, porém, a empresa foi obrigada a declara a falência tendo as suas acções sido suspensas da bolsa. No ano seguinte sucederam-se os rumores de, na sucessão da inviabilização comercial do projecto, o conjunto dos satélites seria desorbitado. Quando a Motorola já tinha anunciado o início da destruição dos satélites, em Novembro de 2000, surgiu um novo consórcio, designado Iridium Satellite LCL que adquiriu a massa falida por apenas 25 milhões de dólares.

No mês seguinte, o departamento de defesa norte-americano disponibilizou-se para pagar mensalmente dois a três milhões de dólares com acesso a tempo ilimitado de uso, contribuindo decisivamente para salvar a situação.

Satélite Iridium Assim sendo, no inicio de 2001 o novo consórcio Iridium Satellite LCL anunciou ter completado o de reconstituição da empresa e o restabelecimento das operações. Deverão, assim, ser disponibilizados serviços de voz e dados predominantemente para a indústria e clientes governamentais. O que representa uma mudança de estratégia face à ambição original de fornecer, sobretudo, o mercado dos pequenos utilizadores.

A empresa espera oferecer brevemente um serviço de transmissão de dados a 10Kbps; a operação dos satélites foi contratada com a Boeing e a Motorola comprometeu-se a continuar a fornecer o equipamento aos subscritores do serviço.

http://www.iridium.com

Artigos relacionados:
Introdução às comunicações movéis por satélite.
Como observar satélites a olho nu.
Globalstar
Inmarsat
ICO
Thuraya
Odyssey
AcEs

Telemovéis Iridium no nosso Expositor