Skip to main content

Já chegou o primeiro Walkman 3G

Sony Ericsson W900 no mercado nacional.

A Sony Ericsson apresentou ontem as contas do trimestre a nível mundial e também a Sony Ericsson Portugal promoveu um encontro com a imprensa onde deu a conhecer algumas novidades. Assim, numa altura em que reclama uma quota de 7% no mercado internacional de telemóveis, a empresa apresentou mais um membro da gama Walkman, não deixando de reconhecer alguma dificuldade em responder às encomendas do W800, que tem tido seis vezes mais procura do que tinha sido estimado e, por isso, esgotou nalguns mercados.

Além do W800, com um preço que ronda os 600 euros, e do também recente P990i (700 euros), a Sony Ericsson aposta agora forte no seu primeiro terminal de terceira geração a entrar para a família Walkman. O novíssimo W900 dispõe de um leitor de música de alta qualidade, telemóvel e câmara digital capaz de realizar downloads super rápidos de todos os tipos de ficheiros multimédia – musica, vídeo e gráficos.

Este equipamento vem na sequência do lançamento global muito mediatizado do W800. E, com os dois modelos Walkman previamente anunciados, designadamente o W600 nas Américas e o W550 no resto do mundo, a marca tem agora quatro telemóveis Walkman, «cada um dedicado a diferentes necessidades musicais e segmentos de preço».

Transferência e donwload de música

Como leitor de música, o W900 torna mais fácil a importação, transferência, gestão e reprodução de música através do serviço de download dos operadores «over-the-air» (OTA), permitindo que as faixas sejam descarregadas directamente para o terminal onde quer que esteja e, desde um PC, quando as faixas forem copiadas da colecção do utilizador.

«O W900, juntamente com o resto da família Walkman, irá criar um novo estilo de vida que consiste em desfrutar de música e vídeo com grande qualidade e uma experiência de navegação na Internet em movimento, tudo a partir de um só aparelho», afirmou a propósito Rikko Sakaguchi, vice-presidente sénior do Departamento de Produto e Aplicações da Sony Ericsson. «No nosso primeiro telemóvel Walkman UMTS, combinámos downloads com grande rapidez com soberba qualidade de som e reprodução vídeo cristalina com uma reprodução de 30 frames por segundo, tudo num aparelho simples e de fácil utilização. O W900 não será apelativo apenas por ser um ´music phone`. As funcionalidades de comunicações, multimédia e imagem apelam a todos os que desejam um aparelho com verdadeiras capacidades multimédia», apontou o responsável.

Refira-se que a grande memória interna do W900 de 470MB permite guardar cerca de 230 faixas musicais. A capacidade de armazenamento é facilmente expansível inserindo um Memory Stick PRO, o que eleva o limite de armazenamento até cerca de mil faixas. Os ficheiros musicais podem ser armazenados em todos os formatos chave: MP3, AAC or AAC+, MIDI, WAV e XMF.

Funcionalidade e design

O elegante e versátil design torna mais fácil a navegação dentro das funcionalidades do W900, uma característica que confere ao terminal uma vantagem superior ao de um vulgar leitor de música. As teclas dedicadas às funções musicais conferem ao utilizador uma grande rapidez no acesso ao Walkman, no qual é possível navegar através das listas de música, artistas ou canções. O toque do telefone interrompe a música e pausa a faixa enquanto o utilizador esta a falar.

O telemóvel roda sobre si próprio abrindo com um leve toque, revelando um grande teclado. Virtualmente, todas as funções podem ser realizadas com o telemóvel fechado e os utilizadores podem consultar as mensagens ou navegar na biblioteca de músicas sem necessidade de abrir o terminal.

Imagem e multimédia

O W900 é também um aparelho com grandes capacidades de imagem e multimédia, de download em banda larga, de resposta muito rápida do browser e um grande ecrã com 2,2 polegadas QVGA 262K TFT.

O equipamento compreende uma câmara de 2.0 megapixéis, auto-focus e iluminador. E, graças ao design Sony Ericsson de duas frentes, a câmara poder ser utilizada com as duas mãos numa posição horizontal para máxima estabilidade. Além disso, filma vídeo a 30 frames por segundo, o dobro da velocidade dos telemóveis convencionais e a qualidade de reprodução é semelhante à de uma televisão.

Com o software Adobe fornecido, as imagens e os vídeos podem ser facilmente importados para um PC, assim que o telemóvel for ligado utilizando a ligação USB. Podem ser editadas, impressas e partilhadas utilizando aquele software e os vídeos podem ser reproduzidos utilizando o Apple QuickTime Player.

Como aparelho de entretenimento, o W900 explora ao máximo as capacidades oferecidas pelo UMTS, oferecendo rápidos downloads e captação de vídeos, jogos, som e gráficos. A grande jogabilidade dos jogos 3D Java é posta à prova com o jogo incluido Asphalt Urban GT 3D da Gameloft, onde os utilizadores podem experimentar corridas a grande velocidade ao volante de um carro desportivo.

A disponibilizar em branco e em preto, o W900 é o primeiro equipamento Sony Ericsson a ser fornecido com um Kit Stereo Portátil HPM-80 com controlo remoto, que permite ao utilizador utilizar o leitor Walkman se necessidade de o retirar do bolso. O cabo USB e o software Disc2Phone para transferir e gerir ficheiros musicais estão também incluídos na caixa.

Veja os pormenores do W900i no nosso expositor clicando aqui.