Japão ensaia 4G
Os referidos testes avançam, agora, para uma aplicação prática no terreno dos que já tinham sido feitos localmente, no interior do próprio centro de pesquisa e desenvolvimento, mais conhecido como R&D Center, cujo edifício está situado numa área verde de 30 mil metros quadrados, mais concretamente no Yokosuka Research Park. Os ensaios indoor levados a cabo pela equipa de desenvolvimento da DoCoMo conseguiram resultados, no mínimo, surpreendentes: 100 Mbps de downlink e 20 Mbps de uplink, diferença na banda justificada para salvaguardar o sentido de maior tráfego.
Estes testes ocorreram durante o mês de Outubro de 2002 e foram a ponte para os primeiros ensaios ao ar livre. Os novos desenvolvimentos que daí advierem serão decisivos para o sucesso ou insucesso de um possível lançamento comercial, embora o interesse da DoCoMo não seja esse.
Segundo as informações recorrentes, o objectivo principal é conseguir disponibilizar ao mundo um modelo-padrão seguro e eficaz de comunicações de quarta geração para se poder, enfim, almejar um sistema único e global de comunicações móveis. É entendimento dos responsáveis da DoCoMo que o seu modelo 4G poderá ser adptotado pelo resto do mundo como o padrão no futuro. Aliás, assunto que, ao que tudo indica, está já a ser discutido em sede do organismo mundial que superintende as comunicações rádio, a International Telecommunication Union”s Radiocommunication Sector (ITU-R).