Skip to main content

Jogos e outras aplicações Java para telemóveis

Os melhores são de borla! Saiba aqui onde obtê-los. Guia de recursos e arquivos Midlet.

midlet - screenshot midlet - screenshot Você sabe que se possuir um terminal dotado de tecnologia Java, como por exemplo os modelos Nokia 7210, 7650 ou 9210, os Siemens SL45, SL45i ou C55, o Sharp GX10, o Motorola Accompli 008 e outros… pode escolher as aplicações que quer correr no telefone em função das suas necessidades e interesses pessoais. O que você talvez não soubesse é que existem centenas de programas para os mais variados fins, desde jogos, a calculadoras da dieta ou do peso ideal a dicionários e mapas inteiramente GRATUITOS.

A maioria dos utilizadores com terminais Java acaba, de facto, por não os aproveitar devidamente. Os operadores têm natural inclinação para disponibilizar apenas serviços pagos e a informação não abunda; nem sobre onde ir buscar o software gratuito nem, exactamente, como o transferir para o telemóvel.

Foi para tentar colmatar esta falta de informação que decidimos redigir este artigo (não perca, mais abaixo, o Guia de Recursos seleccionados).

Sobre a tecnologia empregue

Os terminais dotados de Java correm implementações específicas da JM2E (Java 2 Micro Edition), versão optimizada para dispositivos portáteis com capacidades de hardware (memória, capacidade de processamento…) comparativamente muito inferiores aos dos computadores.

midlet - screenshot midlet - screenshot A generalidade dos terminais móveis obedecem assim às normas MIDP (Mobile Information Device Profile) e ou CDLC (Connected Limited Device Configuration), concebidas para facilitar a vida aos programadores e tornar universalmente compatível o software.

O software Java para telemóvel assume desta forma a designação particular de «Midlet», uma aplicação que está em conformidade com o standard MIDP. Ainda assim existem algumas pequenas variações proprietárias introduzidas por cada marca que podem, em certos casos, fazer com que, por exemplo, um software concebido para um dado Siemens não corra num Nokia.

Em linha estão disponíveis amplos arquivos de midlets freeware, isto é gratuitos, desenvolvidos quer graciosamente por programadores individuais quer a título promocional ou de demonstração das capacidades por parte de empresas de software. midlet - screenshot midlet - screenshot

Estes arquivos, por norma organizados em categorias (jogos, Internet, gráficos, utilidades, produtividade, calendários, sms etc…) deixam-lhe escolher a aplicação que melhor se adequa às suas necessidades. Também por regra, para cada aplicação, indicam uma escala de compatibilidades que convém consultar para confirmar que dado programa pode de facto correr no seu modelo particular. Sendo que alguns são universalmente compatíveis.

Transferir as aplicações para o telefone…

A transferência e execução de um ou mais midlets num dado telefone estão condicionadas em primeira mão pela própria capacidade da sua memória (por exemplo, a versão do popular jogo de acção Doom para o Nokia 7650 ocupa cerca de 2MB, a metade da memória do terminal. Em contrapartida, mesmo que fosse compatível com, por exemplo, o Sharp GX10, ela nunca poderia correr pois detém o dobro do tamanho suportado pela memória deste modelo…). No tocante à forma de transferência esta está da mesma forma directamente dependente das capacidades de comunicação que ele incorpora: pode fazer-se directamente de um PC via infra-vermelhos se este estiver dotado de uma porta irDa; por porta paralela ou por bluetooth.

Quem não possua porta de infra-vermelhos ou placa bluetooth no computador mas detenha um PDA com uma ou ambas tecnologias e, simultaneamente, uma ligação por porta paralela ao PC, pode ponderar usar este dispositivo para «intermediar» a transferência de ficheiros entre o PC e o telefone. Nesse caso teríamos: um PDA (por hipótese um iPaq) ligado ao PC por porta paralela; transferiríamos os ficheiros .jar para ele por intermédio desta e, posteriormente, iríamos proceder ao seu envio para o telefone por infra-vermelhos ou bluetooth. midlet - screenshot midlet - screenshot

Alguns sites que oferecem midlets gratuitos têm – melhor ainda – eles próprios versões WAP, facilitando a descarga directa usando o browser do terminal móvel (portanto, sem necessidade de passar os ficheiros por um PC primeiro), contando que este esteja dotado de uma Java Application Manager, ou JAM (aplicação que gere a instalação do software Java); outros não têm versões WAP/WML mas estão ainda assim acessíveis de forma eficiente usando a versão WAP do Google, que procede à sua conversão para um formato legível pelos navegadores dos terminais móveis.

Os mais versáteis, como é o caso do Midletcentral (veja-se abaixo no Guia de Recursos) deixam-nos simultaneamente escolher entre as três opções: fazer a descarga dos ficheiros para o PC e transferi-los depois para o telemóvel; descarregá-los directamente via WAP com o telemóvel ou enviá-los por correio electrónico. Neste caso pode aceder posterior ao correio electrónico através do telefone, instalando os programas automaticamente. É provavelmente a melhor forma.

midlet - screenshot midlet - screenshot Também pode baixar os midlets para o computador e remetê-los depois por correio electrónico para o telefone. Saiba, porém, que isto não funciona com os «webmails» em versão WAP fornecidos por muitos operadores. Por uma razão simples: na generalidade eles não suportam anexos.

Note que para proceder à instalação das aplicações particulares precisará por vezes de descarregar dois ficheiros: um com a extensão .jar – a aplicação propriamente dita – e outro com a extensão .jad, ficheiro descritor. Em certos casos pode ainda ser possível correr remotamente a aplicação Java, indicando via um browser WAP a localização do ficheiro com a extensão .jad.

Embora, tecnicamente, um ficheiro .jar não tenha forçosamente de ser acompanhado de um ficheiro .jad é útil que assim seja e os distribuidores optam por essa estratégia na medida em que o .jad, contendo informações sobre o midlet, permite ao gestor de aplicações do terminal móvel saber imediatamente se o .jar é passível ou não de ser corrido (por exemplo, analisando as especificações de memória para saber se o terminal detém as suficientes). Da mesma forma o ficheiro .jad pode conter parâmetros adicionais para a execução da midlet sem necessidade de alterar o ficheiro .jar. midlet - screenshot midlet - screenshot

Guia de recursos

http://midlet.org
Provavelmente o maior e melhor arquivo de midlets para telemóveis (cerca de 300, todos gratuitos) de todos os modelos. Impecavelmente organizado, inclui um filtro por modelos e a possibilidade de testar as aplicações através de emulação (necessita de ter instalada no seu computador uma máquina virtual Java). Concebido tanto para ser visto com um browser de desktop (ie, Internet Explorer, Mozilla etc…) como, directamente do telefone, na sua versão WAP(http://midlet.org/wap) – neste caso pode descarregar directamente as aplicações para a memória do telefone.

http://www.midletcentral.com/
Outro excelente recurso. Disponível tanto em versões HTML como Wap/WML (mesmo endereço) para acesso directo por telemóvel. Obriga a registo mas vale amplamente a pena, embora nem todos os midlets (num total de mais de 500) sejam freeware. Também permite enviar as aplicações automaticamente por correio electrónico (para o endereço fornecido aquando do registo).

http://www.javamobiles.com/midlets/
Inclui cerca de 70 midlets das mais diversas marcas e modelos. Disponível em HTML, não tem versão WAP mas está acessível via Google (no seu browser WAP digite www.google.com e faça uma pesquisa por javamobiles entrando no site pelo link fornecido pelo motor de busca – que procede à conversão automática do HTML para WML – seleccionando de seguida o item «free midlets»).

http://www.spruce.org
31 midltes gratuitos, desde jogos (golfe, xadrez, damas) a alarmes e bio ritmos. Acessível por browser de computador graúdo ou via WAP no endereço: http://wap.spruce.jp/

http://www.softex-india.com/downloads.html
Acessível apenas através de um browser «convencional» de computador disponibiliza gratuitamente cerca de duas dezenas de midlets para Nokia, Siemens e demais modelos que obedeçam às especificações MIDP.

http://www.billday.com/j2me/
Dezenas de midlets gratuitos disponíveis para as mais diversas plataformas. Apenas acessível via computador porquanto a página é demasiado extensa para ser visível em telemóvel, mesmo com o socorro/conversão do Google.

http://www.gameloft.com
Boa página comercial com dezenas de jogos para todas as marcas e modelos de telemóveis e PDAs. As aplicações custam, porém, em média 6 libras.

Uma palavra sobre emulação. Como correr aplicações Java para telemóvel no seu PC

Se não possui um terminal dotado de Java mas gostava, ainda assim, de correr as aplicações anteriores por simples curiosidade, diversão ou interesse profissional – ou mesmo para as testar antes de as enviar para o telefone móvel – saiba que o pode fazer num PC através de um emulador, disponível gratuitamente para descarga na Internet. Leia os detalhes no artigo que preparámos para si: «Como emular aplicações Java para telemóvel em PC. Guia passo a passo»

Hugo Valentim