Kodak processa Apple e HTC
Kodak vai processar Apple e HTC por uso indevido de patente. Patente em causa da Kodak tem a ver com fotografia em dispositivos da Apple e HTC.
A Kodak, empresa ligada ao mundo da fotografia, está perto de declarar falência mas não quer deixar as suas patentes ao desbarato. Desta forma a Kodak vai iniciar um processo por uso indevido de patentes conta a Apple e HTC.
Laura Quatela, co-presidente da Kodak, em declarações à Forbes diz que «a Kodak é líder em imagens de inovação digital e investimos centenas de milhões de dólares a criar o nosso portefólio pioneiro».
Laura Quatela acrescenta ainda que «o nosso principal interesse não é o de proibir o uso da nossa tecnologia, mas sim o de obter uma compensação pelo seu uso sem autorização».
Em causa estão quatro patentes utilizadas pela Apple e cinco pela HTC. As patentes em causa usada pela Apple têm a ver com a forma como a imagem é enviada do dispositivo para um servidor, o envio para e-mails e também na forma como as fotografias são enviadas pela rede de telemóveis e Wi-Fi.
Em relação à HTC as patentes são as mesmas que a Apple usa, e acrescentando ainda a forma como a imagem é apresentada após o seu registo.
Florian Muller, do blogue FOSS Patents, especula que «a Kodak só quer criar atenção à volta do seu portefólio de patentes enquanto procuram uma compradora para a empresa».