Os laboratórios do ICP são utilizados no âmbito das competências de fiscalização, da instituição mas também na prestação de serviços ao mercado.
A acreditação agora obtida segue a norma NP EN ISO/IEC 17025. Este referencial normativo, obrigatório a partir de Janeiro, tem como grandes linhas de orientação estratégica a relação com o cliente, as boas práticas profissionais e o cumprimento das normas ISO 9000.
Segundo números do próprio ICP, entre Janeiro e Novembro deste ano foram realizados 165 ensaios, dos quais 135 foram encomendados pelo mercado e 30 derivados da actividade interna do ICP. Foram ainda realizadas 345 calibrações de grandezas eléctricas de equipamentos de clientes e 195 do ICP, correspondendo a um total de 108 equipamentos.
O laboratório de Metrologia Radioeléctrica (LMR), possui meios para calibrar analisadores de radiocomunicações, aparelhos de medida (multímetros e osciloscópios, por exemplo) e geradores de sinal. O laboratório de Compatibilidade Electromagnética (LCEM) tem capacidade para verificar a conformidade de equipamentos eléctricos e electrónicos. Neste laboratório têm sido ensaiados protótipos e versões acabadas de electrodomésticos (aspiradores, microondas, entre outros), de ferramentas portáteis e de aparelhos de tratamento de informação (processadores e monitores de computador, teclados, impressoras, colunas de áudio, entre outros).
O ICP possui ainda um laboratório de Ensaios de Equipamentos de Radiocomunicações e um laboratório de Televisão por Cabo.