Lacete local: Novis prepara ás de trunfo
- Pedro Figueiredo
- 02/08/2002
- Internet, Tecnologia
Curiosamente, terminou ontem o prazo que a Anacom tinha pedido para conseguir encontrar uma solução para o eterno problema do lacete local, que tantas queixas à PT tem originado. Segundo noticiou o “Diário Económico”, o caso da Novis é mais grave, uma vez que tem prontos já 1400 quilómetros de infra-estrutura (leia-se rede fixa independente) pronta a funcionar, mas que não consegue entrar nas centrais de lacete local da PT.
No caso da Novis avançar com uma queixa à Comissão Europeia, registam-se dois derrotados na história: a Portugal Telecom, que fica sujeita às sanções de Bruxelas, caso seja provado que o bloqueio do lacete local não é justificado (veja-se o caso da Deutsche Telekom e da France Telecom), e a Anacom e o seu responsável máximo, que acolhe a primeira derrota do seu mandato, ao não ter conseguido resolver uma questão tão importante como de difícil solução.
A Novis já tem 11 centrais infra-estruturadas para a desagregação do lacete local da PT e anunciou a conclusão do anel Sul, que liga Lisboa-Setúbal-Portimão-Faro. O anel Norte estará concluído em Outubro e um mês depois terá início à construção do anel Interior, para ligar Évora, Beja, Castelo Branco Guarda e Viseu. Uma cobertura que, à excepção de Bragança e das ilhas, é nacional.