Lara Croft promove Bluetooth.

.mas a adesão à nova tecnologia ainda está aquém do esperado.

A tecnologia bluetooth teve no blockbuster «Tomb Raider», correntemente em exibição, e nos lábios sensualmente recauchutados a silicone de Angelina Jolie um poderoso aliado.

Com amplo recurso às novas tecnologias e a aparatos sem fios formidavelmente dotados da tecnologia Bluetooth a personagem Lara Croft consegue graças a eles salvar o Mundo da perdição às mãos dos vilões.

Pode ter sido uma excelente manobra publicitária no entanto não será o suficiente para resolver a grande questão de fundo: a tecnologia bluetooth pese embora o optimismo da indústria que se uniu para a desenvolver não está a reunir tantos entusiastas como previsto

Segundo dados da empresa de consultoria Frost&Sullivan, de 120 empresas a laborar na área das tecnologias da informação por si inquiridas apenas três estavam a testar o bluetooth. Por sinal as três localizadas no continente europeu que é suposto ser o maior mercado para este tipo de aplicações. Da mesma forma, 67 porcento das companhias que responderam ao inquérito informaram que não tinham até agora sequer ponderado a hipótese de adquirir produtos com Bluetooth

Acresce que a Microsoft não vai incluir suporte para a tecnologia bluetooth no novo sistema operativo Windows XP. Em contrapartida, porém, é de notar que a Symbian, a Palm e a Pocket PC já anunciaram ir suportar o bluetooth nos seus futuros modelos. Entretanto o consórcio Bluetooth tem estado a desenvolver esforços para alterar os standards datecnologia de modo a que a taxa de transferência de dados possa aumentar de 2 para 10 Mbits/s – um elemento novo que seguramente funcionaria como aliciante.