LG lidera 3G na Europa

Fabricante coreano tem 25% do mercado.

O fabricante coreano LG Electronics dominou o mercado móvel WCDMA europeu no primeiro trimestre de 2005, «reforçando a sua posição de liderança», aponta a empresa em comunicado, sublinhando ter alcançado a primeira posição na quota de mercado de telefones 3G com 25,5%, o que corresponde a um milhão de unidades vendidas no mercado de telemóveis WCDMA europeu.

Os dados são corroborados por um relatório sobre o desempenho do mercado móvel europeu no primeiro trimestre de 2005, divulgado pela agência de pesquisa de mercado International Data Corporation.

A LG considera que «a aposta em tecnologias multimédia inovadoras e parcerias estratégicas com os operadores móveis são os factores-chave para o sucesso». E Park Mun-hwa, presidente da unidade de Mobile Communication, adianta que, «com base na liderança do mercado WDCMA, iremos impulsionar a penetração nos mercados GSM/GPRS/EDGE e unir esforços para desenvolver telemóveis 3.5G HSDPA».

O volume do mercado móvel europeu WCDMA no ano de 2004 estava avaliado em 8.1 milhões de unidades, prevendo-se, para este ano, um rápido crescimento nas vendas para 22 milhões de unidades, o que faz deste o maior mercado de equipamentos móveis WCDMA.

«Ultrapassando outros vendedores de equipamentos móveis ao nível mundial, a ascensão da LG Electronics à posição de topo deveu-se, primeiramente, ao desenvolvimento e à aplicação de tecnologias inovadoras para dispositivos digitais e telemóveis WCDMA, garantindo vídeo telefonia, qualidade das comunicações estável, bateria de elevada duração, tamanho reduzido e design elegante», descreve a empresa.

No ano passado, a LG Electronics desenvolveu também parcerias com os maiores operadores de serviços móveis 3G na Europa, incluindo a Hutchison, a Orange em França e a Telefónica em Espanha. Paralelamente, foi seleccionada como o fornecedor de equipamento móvel WCDMA pelo maior operador móvel nos EUA, a Cingular Wireless da América do Norte, sendo a primeira empresa deste segmento, sediada na Coreia, a alcançar tal objectivo.

A LG Electronics pretende agora fornecer dispositivos móveis com um design inovador e características multimédia para o mercado norte-americano durante o lançamento comercial do serviço WCDMA, previsto para o segundo semestre deste ano.

Por outro lado, a LG Electronics pretende fornecer mais de 20 tipos de dispositivos móveis WCDMA para o mercado global WCDMA, prevendo a venda de um total de 50 milhões de unidades.