LG revela imagens do DMB

Primeiro telemóvel com recepção de sinal Digital Multimedia Broadcast.

O novo terminal da LG, que vem equipado com uma câmara de 1.3 megapixeis, adopta o modelo de recepção DMB System-on-Chip (SoC), recém-desenvolvido pela empresa, chip esse possibilita ao utilizador captar emissões terrestres e, ao mesmo tempo, falar ao telemóvel.

Considerado o «state-of-the-art», este equipamento foi revelado pelo Telemoveis.com em Dezembro (veja a notícia clicando aqui) e notabilizou-se pelo seu tamanho reduzido e baixo nível de consumo de energia. Com ele, o fabricante pretende ser líder mundial no desenvolvimento de standards da tecnologia de telemóveis DMB (Digital Multimedia Broadcast).

A LG Electronics integrou tecnologicamente as funções normais de uma antena de televisão requeridas na banda larga VHF de recepção digital multimédia num pequeno telefone. Este equipamento de mão inclui também o Processador Sinal Digital, baseado no System on Chip, permite baixos consumos de energia, aliado à tecnologia de design, possibilitando o desenvolvimento de um equipamento de tamanho reduzido.

Este telefone da LG apresenta elevadas capacidades que permitem a resolução de problemas relacionados com as grandes dimensões do terminal e com elevados consumos de energia. Os anteriores terminais de recepção multimédia digital terrestre não incluíam funções de telemóveis, tendo adoptado unicamente o tamanho elevado dos terminais ou PDAs.

A nova tecnologia «reflecte o conceito global de omnipresença (a qualquer hora, em qualquer lugar, em qualquer rede, em qualquer aparelho e em qualquer serviço), pretendido pela rede de comunicação e difusão que vai para além da mera fusão de tecnologias de difusão e comunicação», sublinha o fabricante, destacando que «o telefone DMB terrestre, o primeiro do seu género ao nível mundial, adopta as tecnologias de design de equipamentos de mão e o chip de recepção de difusão terrestre desenvolvidas pela empresa, proporcionando uma superioridade competitiva no tamanho, desempenho e conveniência da utilização». Ou seja, «este telefone veio tornar possível um novo mundo onde as pessoas podem ver televisão via recepção de emissões multimédia digitais terrestres e, simultaneamente, falar ao telefone a partir de um único equipamento», segundo Woo Paik, CTO da LG Electronics.