Lisboa e Porto «açambarcam» telemóveis
- Pedro Matos Trigo
- 27/02/2006
- Internet, Mobile, Tecnologia
O estudo aponta que a Grande Lisboa representa 39% do total das vendas das telecomunicações, enquanto o Grande Porto é responsável por 13%.
No Litoral do País, vendem-se 32% dos produtos e serviços de telecomunicações, ficando o Interior com 9% e o Sul com 7%.
«Em 2005, a tendência de crescimento manteve-se e a adesão dos portugueses ao telemóvel é notória, com o número de aparelhos a ultrapassar o total da população», refere o estudo.
O Cetelem analisou também a relação dos portugueses com as novas tecnologias e concluiu que, apesar dos equipamentos tradicionais estarem mais presentes, já muitos consumidores têm conhecimento de produtos mais recentes no mercado, como a agenda electrónica, referida por 52,7% dos inquiridos, ou o telemóvel de terceira geração (78,3%).
Por outro lado, como afirma a responsável pelo estudo, mais de 70% dos inquiridos diz gostar de estar informado sobre estes produtos e 84% defende que a componente informação é importante.
Quanto à Internet, cerca de 45% dos portugueses já têm acesso e, destes, 84% refere que é em casa que se liga.
Quando pensam em comprar um produto de informática e electrónica, os portugueses têm como razão principal o conforto. Nas intenções de aquisições para este ano, os telemóveis 3G lideram a lista de preferências, seguidos da máquina fotográfica digital e do computador pessoal.
A amostra do estudo sobre as novas tecnologias contemplou 1.018 entrevistas para abranger um universo de residentes em Portugal com 18 anos ou mais.