Imagem de Patrick Tomasso por unsplash
As lâmpadas inteligentes e as tomadas inteligentes costumam ser os primeiros investimentos de quem quer transformar a sua casa numa smart home. A sua compra oferece diversos benefícios à habitação, como irá perceber ao longo do conteúdo.
Ao contrário de outros produtos inteligentes, as lâmpadas têm um preço acessível e há uma grande variedade de escolha nas lojas portuguesas (e, claro, nas lojas online). Se tem dúvidas sobre como escolher as lâmpadas mais adequadas, nós ajudamos.
As lâmpadas inteligentes destacam-se das lâmpadas tradicionais por oferecerem várias opções de iluminação e não ligarem e desligarem da mesma forma. Ao usar estas lâmpadas terá muito mais liberdade!
Estas lâmpadas dão-lhe, por exemplo, alguma liberdade na decoração porque é possível mudar a cor da lâmpada para combinar com a decoração da habitação. Se quiser uma luz com tom esverdeado, pode mudá-la, e ainda pode alterar a intensidade da mesma.
Além disso, as lâmpadas inteligentes podem ser controladas pelo smartphone ou por voz, e, ao contrário das tradicionais, podem ser usadas à distância e até programadas. Isto significa que esquecer-se da luz acesa nunca mais será um problema.
Mas sendo estas lâmpadas inteligentes, a instalação é muito complicada? Ao contrário do que se possa pensar, não, a instalação não é difícil, muito pelo contrário! Basta colocar a lâmpada inteligente como faria com uma lâmpada tradicional e instalar a aplicação que permitirá controlar a iluminação. Simples, não é verdade?
A partir desse momento pode controlar a lâmpada como bem entender. Se quiser, pode programá-la para ligar e desligar em determinados horários. Se a lâmpada for compatível com o Google Assistente ou com a Alexa, também conseguirá controlar a iluminação por voz.
As vantagens de comprar lâmpadas inteligentes para a casa são muitas! A que chama a atenção de um maior número de pessoas é o ajudar a poupar um pouco na energia por esta ser fabricada com a tecnologia LED.
O preço de compra da lâmpada também é acessível e a instalação não tem nada que saber – instala-se exatamente como as lâmpadas tradicionais.
A vantagem mais evidente é a possibilidade de controlar a cor das lâmpadas e a sua intensidade, oferecendo um ambiente novo a qualquer espaço. E, o melhor, as lâmpadas podem ser controladas por voz ou através de uma aplicação, sendo que a app pode ser usada mesmo quando está fora de casa.
Já quanto a desvantagens, não encontramos nenhuma a não ser ter de ter o interruptor ligado para que a lâmpada possa ser controlada pela aplicação. Mas é realmente uma desvantagem?
Sabendo as vantagens e desvantagens, cabe-lhe a si decidir se a compra vale, ou não, a pena.
Se já tiver escolhido uma plataforma, lembre-se de comprar lâmpadas compatíveis. Hoje em dia as plataformas mais conhecidas são a Google Home, a Apple HomeKit e a Mi Home da Xiaomi.
A conexão bluetooth é a que tem um alcance menor e, portanto, a menos recomendada. A conexão por Wi-Fi é a que garante um melhor alcance e é a escolha da maioria das pessoas. No entanto, se tiver um grande número de dispositivos, pode preferir juntar todos num hub inteligente que fará de intermediário entre as lâmpadas e a aplicação do smartphone.
Nem todas as lâmpadas inteligentes têm RGB, certifique-se de que a que vai comprar tem. Além disso, tome atenção à cor e temperatura da lâmpada, à potência e ao ângulo de abertura (que lhe dirá a área que será iluminada pela lâmpada). Tome, ainda, atenção às dimensões do casquilho.
Ficou alguma dúvida? Partilhe-a connosco.