Skip to main content

Mais dois vírus ao ataque

Um deles disfarçado de anti-vírus da Symantec.

De acordo com aquela empresa de segurança, o Hobbes.A está a difundir-se em larga escala via Internet e representa um perigo acrescido pois apresenta-se como um anti-vírus desenvolvido pela Symantec.

Atacando os telemóveis com sistema operativo Symbian series 60 (como vários Nokia, Sony Ericsson, Samsung, Siemens e outros), o Hobbes.A desactiva o menu de aplicações do equipamento.

Mas os terminais com o mesmo sistema operativo estão na mira de um outro trojano sobre o qual a F-Secure lançou igualmente um alerta: o Fontar.A. Trata-se de um programa de software que impede a activação dos telemóveis.

O Fontar.A não é um worm nem um vírus e foi descoberto há cerca de uma semana, disseminando-se pelos telemóveis sob a forma de um ficheiro com o formato .SIS, chamado «Kill Saddam By OID500.sis». Uma vez infectado o equipamento, o programa impede que o terminal volte a ser ligado. Não poderá sequer ser desligado antes que o utilizador consiga apagar o Fontal.A., tendo a F-Secure publicado instruções para eliminar o trojano seja eliminado.