Manic Miner nos telemóveis
Para muitos dos actuais intensivos utilizadores dos telemóveis, designadamente aqueles que vêem no Java uma porta aberta no mundo das comunicações móveis para o mundo da informática, o nome de Manic Miner poderá não significar muito. Mas a geração de 70 sabe do que se fala, e o reanimar do espírito dos jogos dos velhos computadores de 8 bits parece ter adeptos suficientes para gerar receita nas empresas que se dedicam ao desenvolvimento de software específico.
É o caso da joint-venture entre a Jester e a MonstersMob, criada propositadamente para o efeito, que tem já mais de dois milhões de utilizadores registados, e que já disponibilizou o Manic Miner no seu site para aproveitar a loucura do Natal.
Em comunicado lançado pela MonsterMob, a empresa afirma que o “Manic Miner é o jogo mais excitante alguma vez lançado para telemóvel. Este lendário jogo parece, joga-se e tem o som tão bom como a versão que saiu para o Game Boy Advanced”. Na verdade, a MonsteMob apresenta-se como a única empresa no mercado capaz de lançar a Jester na senda do sucesso no segmento dos telemóveis, dada a sua posição de destaque no segmento do Mobile Fun.
No que toca a compatibilidades, o jogo corre sem problemas nos modelos da Nokia 3410, 6310i, 7210 e 7650. Para os restantes aparelhos que suportam Java, a Jester prometeu anunciar para breve o lançamento de uma segunda versão, aliás, versão melhorada porque vai ter os 20 níveis que existem no original e não limitado aos cinco que o jogo tem actualmente.