Manic Miner nos telemóveis

O mítico jogo de computador imortalizado pelo famoso Spectrum, da Sinclair, vai chegar aos telemóveis através da linguagem Java.

Para muitos dos actuais intensivos utilizadores dos telemóveis, designadamente aqueles que vêem no Java uma porta aberta no mundo das comunicações móveis para o mundo da informática, o nome de Manic Miner poderá não significar muito. Mas a geração de 70 sabe do que se fala, e o reanimar do espírito dos jogos dos velhos computadores de 8 bits parece ter adeptos suficientes para gerar receita nas empresas que se dedicam ao desenvolvimento de software específico.

É o caso da joint-venture entre a Jester e a MonstersMob, criada propositadamente para o efeito, que tem já mais de dois milhões de utilizadores registados, e que já disponibilizou o Manic Miner no seu site para aproveitar a loucura do Natal.

Em comunicado lançado pela MonsterMob, a empresa afirma que o “Manic Miner é o jogo mais excitante alguma vez lançado para telemóvel. Este lendário jogo parece, joga-se e tem o som tão bom como a versão que saiu para o Game Boy Advanced”. Na verdade, a MonsteMob apresenta-se como a única empresa no mercado capaz de lançar a Jester na senda do sucesso no segmento dos telemóveis, dada a sua posição de destaque no segmento do Mobile Fun.

No que toca a compatibilidades, o jogo corre sem problemas nos modelos da Nokia 3410, 6310i, 7210 e 7650. Para os restantes aparelhos que suportam Java, a Jester prometeu anunciar para breve o lançamento de uma segunda versão, aliás, versão melhorada porque vai ter os 20 níveis que existem no original e não limitado aos cinco que o jogo tem actualmente.