Skip to main content

Matsushita anuncia o primeiro smart card

A Matsushita desenvolveu o primeiro smart card/cartão de memória.

A Matsushita quer aproveitar a crescente procura de chips para smart cards, que podem ser incorporados em telemóveis ou outros equipamentos como forma de armazenar informações pessoais para uso em transações financeiras ou para identificação.

«Para os fornecedores de serviços e conteúdos, esperamos que o novo cartão aumente o potencial dos aplicativos e crie novas oportunidades», disse Masaki Akiyama, presidente da Panasonic System Solutions, em entrevista colectiva.

A Matsushita já é um dos maiores fabricantes mundiais de cartões de memória, usados em câmaras digitais e outros equipamentos para armazenar e transferir conteúdos. A empresa promove o formato SD Memory Card, cuja quota de mercado supera a do Memory Stick, da Sony.

Contudo, a Matsushita perdeu para a Sony no segmento dos smart cards e o chip Felica da Sony já está em uso na East Japan Railway, para aquisição de bilhetes, e no cartão electrónico Edy, que funciona como dinheiro. A Sony já vendeu 60 milhões de chips inteligentes Felica em todo o mundo.

O smartSD Card da Matsushita deverá encontrar novas aplicações, como fornecer soluções de protecção de dados e segurança para empresas. O grupo também está interessado em aplicações relacionadas com as redes domésticas.

A Matsushita, que inicia a comercialização do novo cartão no próximo ano, espera que o novo produto e serviços relacionados gerem 35 biliões de ienes em vendas no ano fiscal que terminará em Março de 2009.

Hideyuki Matsueda, analista do Yano Research Institute, considera que a Matsushita não deverá conseguir ameaçar a forte posição da Sony no mercado de passes de comboio e dinheiro electrónico, mas vê potencial para o produto no segmento de soluções para empresas e outras áreas inexploradas.