Media capital quer ser operador virtual
- Pedro Matos Trigo
- 27/11/2005
- Internet, Social Media, Tecnologia
O grupo de média que detém a TVI, entre outros activos, pretende avançar para o fornecimento de acesso à Internet de banda larga através da rede móvel, aguardando por isso a existência de regulamentação que enquadre os MVNO (operadores móveis virtuais), alegando que não estão reunidas as condições para retomar a actividade através da rede fixa.
«Ponderamos avançar como operador virtual de dados, como forma de garantir o acesso aos serviços de VoIP» (voz sobre Internet), afirmou Manuel Castelo Branco, director-geral da Media Capital Multimédia, citado pelo Diário Económico.
Manuel Castelo Branco criticou a consulta pública lançada na semana passada pela Anacom no âmbito do VoIP, considerando o processo «enviesado» porque «está a proteger os operadores de rede fixa tradicional, nomeadamente a Portugal Telecom».
O reponsável da Media Capital justifica a acusação com base na proposta da Anacom que impossibilita a atribuição de um número geográfico (do tipo 21) aos serviços de VoIP, a ausência da obrigatoriedade de portabilidade do número, ao qual está inerente o princípio da neutralidade tecnológica, bem como a ausência de regras que definam a utilização do chamado «naked ADSL».