Skip to main content

Melhores dicas para manter a segurança da sua casa inteligente

Imagem de R ARCHITECTURE por unsplash As casas inteligentes são muito comuns nos dias que correm devido às inúmeras vantagens, como facilitar a vida dos seus moradores, ajudar a poupar uns euros ou até mesmo o conforto que trazem à habitação. Apesar de minimamente seguras, o uso de dispositivos tecnológicos, só por si, já traz […]

Imagem de R ARCHITECTURE por unsplash

As casas inteligentes são muito comuns nos dias que correm devido às inúmeras vantagens, como facilitar a vida dos seus moradores, ajudar a poupar uns euros ou até mesmo o conforto que trazem à habitação. Apesar de minimamente seguras, o uso de dispositivos tecnológicos, só por si, já traz alguns riscos.
A melhor forma de proteger a sua habitação é entender esses riscos e tomar medidas que ajudem a manter, ao máximo, a segurança da habitação. Neste conteúdo vamos partilhar algumas sugestões que farão toda a diferença na segurança da sua casa inteligente.

Como manter a segurança da sua casa inteligente?

1. Use apenas dispositivos necessários

Quanto mais dispositivos inteligentes usar, mais portas de entrada terá para possíveis ameaças de segurança. Antes de comprar qualquer dispositivo, questione-se se realmente precisa dessa nova tecnologia na habitação e lembre-se dos riscos que a mesma pode trazer se a segurança for comprometida.
Por exemplo, a Alexa é um excelente apoio, mas se a segurança for comprometida, lembre-se que essa assistente de voz ouve tudo o que acontece em casa, nunca dorme.

2. Invista um pouco mais na segurança da internet

O Centro Nacional de Cibersegurança de Portugal preocupa-se com as questões de segurança na internet e dá diversos conselhos para que a internet da nossa casa se torne mais segura. Entre eles, destacam-se o alterar o nome da rede (não usar o nome que vem com o router), optar por configurações criptográficas mais seguras ou até mesmo criar uma rede diferente para os convidados.
Ainda falando nestas questões, é possível criar uma rede diferente para os eletrodomésticos inteligentes e usar a rede principal para dispositivos pessoais, como o telemóvel, tablet ou computador. Esta é uma forma de manter, ao máximo, a segurança dos seus dados pessoais e privacidade.

Imagem de BENCE BOROS por unsplash

3. Mantenha o equipamento atualizado

Os equipamentos de há 5 anos são menos seguros do que os equipamentos que usamos nos dias de hoje. Com o avanço rápido que a tecnologia tem sofrido, torna-se apenas natural que cada atualização, seja de software ou hardware, seja mais segura do que a versão anterior.
Sendo assim, se tiver equipamentos antigos, seja de eletrodomésticos, gadgets ou mesmo o router da internet, troque-os por opções mais recentes. Para tornar esta troca mais económica pode vender os produtos anteriores ou levá-los a lojas de produtos em segunda mão.

4. Mantenha a segurança das suas contas

Os dispositivos inteligentes estão associados a contas e, portanto, manter a segurança dessas contas é essencial para a segurança da habitação.
Já falamos neste conteúdo com dicas de segurança para este ano de 2024 sobre algumas recomendações, nomeadamente o uso da autenticação de dois fatores, escolher passwords fortes e até o uso de softwares de segurança nos dispositivos móveis.
Além das dicas desse conteúdo, recomendamos que use uma password única para cada um dos dispositivos inteligentes, evitando, ao máximo, o uso da mesma password em dois dispositivos diferentes. Outra recomendação é alterar a password a cada 60 ou 90 dias, no mínimo.
E, claro, evite aceder às contas em outras redes de internet públicas ou que não sejam seguras ou até mesmo dar acesso a terceiros – o melhor é entrar nas contas, apenas, com a sua rede doméstica e através do seu dispositivo.

5. Esteja atento a quem está a usar a sua rede Wi-Fi

E, por último, recomendamos que esteja atento a quem usa a sua rede Wi-Fi. Existem formas de saber que dispositivos estão ligados à sua internet e até expulsar dispositivos desconhecidos manualmente, o que oferece uma camada de proteção extra se estiver atento.
O nosso conselho é investir num software que não só lhe dê essa informação, como também lhe dê segurança extra. E, claro, torne esta inspeção um hábito, no mínimo, mensal.

Com estas dicas, a sua habitação ficará muito mais segura.