Os 5 Melhores Lugares para Guardar o Seu Telemóvel no Quarto para Melhorar a Sua Saúde
5 Melhores Lugares para Guardar o Seu Telemóvel | Imagem de N.Tho.Duc por Pexels
“A nossa interação com a tecnologia, especialmente antes de irmos dormir, tem impactos sérios na nossa saúde,” salienta Josh Gordon, um especialista em tecnologia na Geonode.
A nossa dependência dos smartphones não termina quando vamos para a cama. Estatísticas da Reviewed sugerem que 62% das pessoas dormem com o telemóvel ao alcance da mão. Mas será que este comportamento está a prejudicar as suas tentativas de ter um sono descansado e rejuvenescedor?
O conteúdo seguinte revela alguns possíveis riscos para a saúde deste hábito de vida moderno. Sugere cinco lugares ideais para deixar o seu telemóvel para reduzir os riscos para a saúde e melhorar as suas noites.
Os Perigos Invisíveis: Impactos dos Smartphones na Saúde
- Ritmo Circadiano Alterado
A exposição à luz azul dos nossos ecrãs durante a noite perturba os nossos ciclos naturais de sono-vigília. Os seus impactos negativos incluem dificuldade em adormecer, distúrbios do sono e pior qualidade do sono. Uma investigação publicada pela Sleep Foundation afirma que a luz azul pode atrasar a libertação de melatonina, que induz o sono.
- Exposição Aumentada à Radiação
Embora os efeitos da radiação dos telemóveis na saúde ainda estejam a ser investigados, alguns estudos indicam uma possível ligação a certas formas de cancro e outros problemas de saúde.
Joshua Gordon aconselha, “Apesar dos baixos níveis de radiação emitidos pelos telemóveis, a exposição contínua e de contacto próximo pode representar riscos.”
- Stresse Mental
A disponibilidade constante e o fluxo ininterrupto de informação deixam-nos psicologicamente activados, levando a níveis elevados de stresse. Um inquérito da AboutIslam sugere que estar constantemente ligado aumenta os níveis de stresse.
5 Lugares Ideais para Deixar o Telemóvel: Reduzindo o Impacto na Saúde
Vários estudos, como um do SoundOfSleep e do Pulse, sugerem que, uma vez que os smartphones têm um impacto significativo na nossa saúde, é melhor colocá-los num lugar específico no seu quarto onde não possam afectá-lo.
- Do Outro Lado do Quarto
Ao colocar o seu telemóvel do outro lado do quarto, pode resistir à tentação de o verificar durante a noite, reduzindo a exposição à luz azul prejudicial, sugere um estudo da PCMag.
- Modo de Avião
Segundo um relatório da ScienceABC, colocar o seu telemóvel em modo de avião ajuda a reduzir as emissões de radiação, tornando-o mais seguro para manter na mesa-de-cabeceira.
Gordon adverte, “Evitar o contacto contínuo e próximo com o seu telemóvel é uma medida preventiva que vale a pena tomar.”
- Gaveta ou Armário
Guardar o seu telemóvel numa gaveta ou armário reduz os estímulos visuais e ajuda a diminuir o stresse mental. Isto é corroborado por uma investigação da Arpansa, que afirma que quanto mais se distancia de si e do seu telemóvel, menos estará exposto a campos electromagnéticos.
- Fora do Quarto
Manter o telemóvel fora do quarto é a solução definitiva. Um artigo da SutterHealth confirma que manter a tecnologia fora do quarto pode melhorar significativamente a qualidade do sono.
- Suporte ou Dock para Telemóvel
Use um suporte ou dock longe da cama, evitando que entre em contacto inconscientemente com o telemóvel durante a noite. Mantém a funcionalidade do dispositivo como despertador sem o expor significativamente a riscos. Um inquérito do Reddit apoia esta afirmação, onde as pessoas sugerem que um suporte para telemóvel é a melhor maneira de guardar o seu telemóvel durante a noite.
As 5 Principais Dicas de Segurança ao Usar o Seu Telemóvel
- Limite o tempo de ecrã, especialmente antes de ir dormir.
- Use o smartphone de forma responsável, evitando distrações enquanto conduz ou realiza outras actividades potencialmente perigosas.
- Proteja os seus dados usando palavras-passe fortes e instalando aplicações de segurança de confiança.
- Actualize regularmente o software do seu smartphone para se proteger contra violações de segurança.
- Por último, faça pausas regulares para descansar os olhos e reduzir a tensão.
Ao estarmos conscientes da omnipresença do uso da tecnologia, especialmente quando é hora de relaxar para a noite, podemos equilibrar as exigências do nosso mundo ligado enquanto preservamos a nossa saúde.
“A chave é o uso consciente,” aconselha Gordon, “A tecnologia deve servir-nos, mas não nos governar.”
Estas pequenas alterações de hábitos podem levar a benefícios de saúde a longo prazo e a uma vida mais saudável.