Melhores telemóveis para tirar boas fotografias debaixo de água

Fonte: unsplash As câmeras fotográficas costumam ser as melhores opções de equipamento para quem quer tirar fotografias debaixo de água. Mas, atualmente, já é possível obter um resultado profissional com alguns telemóveis.Neste conteúdo recomendamos algumas opções de telemóveis com os quais pode tirar boas fotografias dentro de água na sua próxima ida à praia. Lembrando […]

Fonte: unsplash

As câmeras fotográficas costumam ser as melhores opções de equipamento para quem quer tirar fotografias debaixo de água. Mas, atualmente, já é possível obter um resultado profissional com alguns telemóveis.
Neste conteúdo recomendamos algumas opções de telemóveis com os quais pode tirar boas fotografias dentro de água na sua próxima ida à praia. Lembrando que o telemóvel costuma ter um IP de 67 ou 68, dependendo da profundidade a que pode colocar o dispositivo e a duração da imersão.
Além de ter uma câmera adequada, use algumas dicas de profissionais para melhorar as suas fotografias. A National Geographic, inclusive, tem algumas dicas para quem quer melhorar as fotografias. O conteúdo está direcionado para câmeras, mas alguns conselhos são ideais mesmo para telemóveis.
Sem mais demoras, seguem-se 3 opções de telemóveis para tirar fotografias incríveis neste verão.

Quais os melhores telemóveis para quem quer tirar fotografias incríveis debaixo de água?

iPhone 13 Pro Max

O iPhone 13 Pro Max não é apenas um bom telemóvel para tirar fotografias debaixo de água, mas também uma das melhores opções de telemóveis gaming em 2022 por causa do seu desempenho.
Este telemóvel vem com IP68 e pode estar a uma profundidade máxima de 6 metros e um tempo máximo de 30 minutos.

OnePlus 9 Pro

Tal como o iPhone 13 Pro Max, o OnePlus 9 Pro tem IP68 com resistência ao pó e à água, permitindo-lhe tirar fotografias a uma profundidade de até 1,5 metros.
Este smartphone também tem um bom desempenho devido ao seu processador Snapdragon 888, ao armazenamento 256GB UFS 3.1 e aos seus 12GB RAM. É, ainda, uma opção mais barata do que a anterior.

Samsung Galaxy S21 Ultra

Uma opção um pouco mais antiga, mas igualmente boa para tirar fotografias debaixo de água com o seu IP68.
É um dispositivo poderoso que lhe garante um bom desempenho ao usar a maioria das aplicações e jogos que se encontram no mercado atualmente. E, o melhor, a sua câmera com 108MP.

4 dicas para melhorar as suas fotografias

1. Saiba a que profundidade o telemóvel deve estar

Antes de mais, mesmo que o smartphone seja à prova de água, certifique-se de que está o mais próximo da superfície (de acordo com as possibilidades) e que o tem debaixo de água o mínimo de tempo possível.
Posto isto, os telemóveis resistentes à água costumam ter o IP 67 ou 68. Mas o que significam estes números?
‘IP’ significa ‘índice de proteção’, o primeiro número mostra se o dispositivo está protegido contra a entrada de partículas sólidas (numa escala de 0 a 6, sendo 6 a proteção máxima) e o segundo número refere-se à proteção contra a água (numa escala de 0 a 9, sendo 9 a proteção máxima). Em alguns casos, os números podem ser substituídos por um ‘X’, ou seja, sem dados que ofereçam essa informação.

2. Mantenha o telemóvel debaixo de água por alguns segundos

Ao colocar o telemóvel debaixo de água, espere alguns segundos até tirar a fotografia para que o telemóvel se ajuste à diferença de luz. Caso contrário, o resultado não será o esperado.
Além disso, tenha atalhos nos botões para tirar as fotografias porque, provavelmente, o ecrã não irá funcionar bem debaixo de água. Esses atalhos podem ser alterados nas definições do telemóvel.

3. Tome atenção à luminosidade

Aconselhamo-lo a tirar fotografias numa altura de maior luminosidade, ou seja, perto do meio-dia. Claro que se quiser um resultado um pouco menos luminoso (para um efeito diferente), deve escolher um horário diferente.
O melhor será experimentar e tirar fotografias ao longo do dia, em diferentes posições. Por exemplo, se fotografar logo acima da superfície da água ao meio-dia, irá obter um resultado muito bom. Mas, debaixo de água, o resultado também ficará interessante.
Nada melhor do que experimentar até encontrar um resultado com o qual está satisfeito.

4. A edição é igualmente importante

Para obter um resultado que irá deixar todos de boca aberta, tire um momento para entender os básicos da edição e para colocar tudo em prática nas suas fotografias.
Para um resultado realmente profissional, use ferramentas de edição profissional como o Photoshop. Pode encontrar centenas de tutoriais gratuitos no Youtube.
Se quiser uma opção mais simples, opte pelas aplicações de edição que existem no mercado atualmente. Com apenas alguns cliques pode obter um resultado realmente satisfatório.

E, para concluir, não se esqueça de segurar bem o telemóvel enquanto estiver a tirar fotografias.