Menos telemóveis e smartphones activos em Portugal

Existem menos telemóveis e smartphones activos no nosso país. Dados são relativos ao último trimestre e foram revelados pela Anacom.

De acordo com a ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações), o número de telemóveis activos em Portugal desceu 0,9% no segundo trimestre, em relação aos três meses anteriores. Os dados mostram que no final de Junho o número de equipamentos utilizados era de 13,1 milhões.

Em comparação com o mesmo período em 2010 existe um crescimento de 0,9% no número de telemóveis e smartphones activos. O número de equipamentos disponíveis também desceu em relação ao primeiro trimestre de 2011, 0,8%, mas cresceu em relação ao mesmo período do passado 2,8%.

Menos telemóveis e smartphones activos em Portugal

O estudo da Anacom mostra ainda que no segundo trimestre de 2011, os portugueses passaram 5,4 mil milhões de minutos a falar ao telemóvel, quase o mesmo do trimestre anterior, mas mais 9,5% em relação ao período homólogo, e foram realizadas 2,2 mil milhões de chamadas.

No que toca às marcas, a TMN lidera o mercado com 44%, seguido da Vodafone com 39,2% e da Optimus com 15,4%. Mas o destaque do estudo é a ZON, que conseguiu atingir 1% do mercado.