A Anatel salientou que o resultado desse aumento é que mais de um entre cada três brasileiros utilizam telemóveis, atendendo a que a população do Brasil é de 182 milhões de habitantes.
Ao longo de 2004, os operadores de telefonia móvel no Brasil aumentaram em 19,3 milhões o número de utilizadores, sendo que 4,4 milhões foram conquistados apenas no mês de Dezembro.
As vendas de Dezembro de 2004 foram 33,3% superiores às registadas em igual período de 2003, altura em que tinham sido vendidos 3,3 milhões de telemóveis em todo o Brasil.
A capital federal, Brasília, transformou-se na primeira localidade onde a totalidade da população possui telemóveis, salientou a Anatel. Em segundo lugar no «ranking» da maior taxa de penetração no Brasil está o Rio Grande do Sul, com 55,24 telemóveis para cada grupo de 100 habitantes.
Os telemóveis pré-pagos representam 80,5% do total de utilizadores brasileiros, sendo o sistema pós-pago (assinatura) responsável pelos restantes 19,5%.
Muitos brasileiros que nunca tiveram uma linha fixa estão a adquirir telemóveis como única opção de comunicação, salientou a Anatel.
A projecção de especialistas do sector é de que os operadores móveis deverão conquistar cerca de 12 milhões de utilizadores em 2005, o que representará um crescimento de 18,3% em relação a 2004.