Mercado mundial está em franco crescimento

Marca e qualidade são o mais importante.

O estudo, realizado a partir das opiniões de 8 mil utilizadores e não utilizadores de telemóvel na Ucrânia, Rússia, Índia, Indonésia e Argentina revelou que a marca, a qualidade do terminal e a do serviço de rede são os aspectos que mais impulsionam estes mercados, bem acima de factores como o custo.

Os operadores dos países da América Latina, Sudeste Asiático, África e Médio Oriente estão a construir negócios sólidos com base nos altos níveis de satisfação dos clientes, segundo aponta o estudo. Nesse sentido, 86% dos utilizadores inquiridos estão satisfeitos com os serviços do seu operador. Nalguns países, como a Índia e a Indonésia, o nível de satisfação é mesmo mais alto: 90% e 91%, respectivamente.

Em todos os mercados analisados, a boa qualidade de recepção é a principal razão de escolha do operador, de acordo com 48% das pessoas contactadas, e em segundo lugar está um plano de tarifas de baixo custo (41%). Quem trocou de operador aponta como principal causa o preço (44%), seguido da qualidade de recepção (32%).

Quanto aos factores que determinam a escolha do terminal, 46% dos utilizadores elege como principal a marca (sendo mesmo de 52% no caso dos utilizadores com idades entre os 16 e os 24 anos), seguido da qualidade e durabilidade do telemóvel. O preço e o design só aparecem depois.