Skip to main content

MExE: Um possível rival do WAP

O MExE é um novo protocolo que revolucionará os telemóveis… mas só no futuro.

2000-05-03

O MExE (Mobile Station Application Execution Environment) é um protocolo que permite o uso de aplicações em Java sobre os telemóveis e outros aparelhos sem fios. O MExE cria um ambiente para aplicações específicas que os utilizadores de telemóveis podem descarregar da Internet, e está desenhado para acolher menus sofisticados e simplificações de serviços de rede inteligentes. Isto quer dizer que o WAP, que permite que se veja apenas texto e se use funções muito simples através do telemóvel, poderá rapidamente ser ultrapassado por um protocolo capaz de aceitar funções complexas, inteligentes e atractivas, permitindo o download de aplicações interactivas. O MExE aguenta uma variedade de interfaces, como comandos de voz e icons gráficos, ou ainda softkeys (botões no mostrador que têm funções diferentes para menus diferentes e items diferentes).

Como o WAP, o MExE foi construído para as redes GSM e desenhado para integrar SMS, GPRS e UMTS. Mas a intenção do  MExE é a programação e modificação das aplicações no próprio telefone, de tal forma que cada utilizador terá os seus programas favoritos no seu telemóvel e, tal como nos PC’s, todos os aparelhos poderão ter software diferente.

O desenvolvimento inicial do MExE foi empreendido pelo ETSI (European Telecoms Standards Institute. Empresas como a Nokia, a Motorola e a Nortel apoiam esta tecnologia. No entanto, ainda nenhum telemóvel está ainda perto da performance necessária para o uso do MExE, o que quer dizer que, por enquanto, o WAP continuará a reinar.

Bruno Martins Soares