Microsoft. Aquisição da Nokia leva a desentendimento legal com a Samsung
A Microsoft afirmou que vai levar a Samsung a tribunal. Alegadamente por não estar a cumprir um contrato de licenciamento de patentes
- Lauro Lopes
- 04/08/2014
- Android, Mobile, Samsung, Tecnologia
Quando se fala em “Samsung” e “patentes”, geralmente a empresa a que tendemos a associar as incontáveis disputas legais da gigante sul-coreana é a Apple, tida como sendo a principal rival da Samsung no mercado dos smartphones. É por isso que, talvez com alguma surpresa, o enredo tenha decidido colocar a Microsoft e a Samsung juntas em tribunal, mas não como aliadas.
A Microsoft anunciou que vai processar a Samsung por considerar que a empresa do Galaxy S não respeitou um acordo para licenciamento de patentes que data de 2011: este acordo implicava à Microsoft o pagamento de uma taxa por cada smartphone Android vendido, uma vez que a Microsoft detém patentes utilizadas pela plataforma da Google, mas a Samsung é acusada de não fazer nenhum pagamento desde o final do ano passado.
O ‘twist’ no que até à data tem sido considerado pela indústria como uma boa relação entre as empresas esteve relacionado com a recente aquisição da divisão de serviços & telemóveis da Nokia, por parte da Microsoft. Da perspectiva da Samsung, segundo as informações sugerem, esta aquisição invalidou o acordo entre as duas empresas.
A Microsoft afirmou ter tentado negociar com a Samsung antes de levar o caso a tribunal, mas as probabilidades parecem sugerir que o caso vai mesmo acabar nos tribunais. Desconhece-se ainda o impacto que esta eventual disputa legal possa ter na relação-parceria entre as duas empresas.