Algumas campanhas de marketing tendem a ser mais corrosivas do que outras. Que o diga a Microsoft, que na sua mais recente campanha de promoção ao Outlook.com parece atacar e criticar a Google e o seu popular serviço Gmail.
Na sua nova campanha publicitária a empresa liderada por Steve Ballmer acusa a sua rival de invadir a privacidade dos utilizadores do Gmail, afirmando que a Google ‘vê’ o conteúdo dos respectivos e-mails de forma a poder exibir anúncios publicitários mais optimizados.

‘A Google vasculha todos os mails, enviados ou recebidos, à procura de palavras-chave para poderem ‘direccionar’ anúncios pagos aos utilizadores do Gmail afirma o Scroogled.com, website promocional da Microsoft. E não há forma de poder escolher sair desta invasão de privacidade.
O que a Microsoft diz é, em parte, verdade – a Google faz realmente scan aos e-mails enviados através do Gmail à procura de palavras-chave para optimizar os resultados da publicidade que é exibida aos seus utilizadores. Mas o utilizador tem a opção de impedir essa prática se assim o desejar, embora claramente essas opções não sejam popularmente reconhecidas. Uma delas é optar por utilizar a versão HTML do Gmail. Existe ainda a alternativa de acedermos à nossa conta Gmail com recurso a um Cliente de E-mail alternativo. A própria Google veio recentemente a público afirmar que leva as suas políticas de privacidade muito a sério.

Estas acusações permitem à Microsoft promover o Outlook.com como um substituto do Gmail onde a privacidade dos utilizadores é garantida. O Outlook.com dá prioridade à sua privacidade. Não vão vão ver anúncios baseados em palavras-chave dos vossos e-mails pessoais. O vosso e-mail não é da conta de mais ninguém. Mas a Google faz disso o seu negócio. Mesmo que não sejam utilizadores do Gmail, a Google ainda recorre aos e-mails enviados para endereços Gmail e utiliza o conteúdo para vender publicidade, refere.
O Outlook.com é o mais recente substituto do outrora popular serviço Hotmail. Será que é com este género de publicidade que a Microsoft vai conseguir cativar mais utilizadores? O que acham os leitores? Que serviço de e-mail é que utilizam, e porquê? Deixem-nos o vosso feedback!